Meio Ambiente

Festival do Mar alerta para a preservação do ambiente marinho em Santos e Guarujá

28/07/2022
Depositphotos

Para reforçar a importância da preservação dos ambientes marinhos e ajudar na conscientização de moradores de cidades litorâneas, Santos e Guarujá recebem a programação do Festival do Mar, que acontece de 5 a 7 de agosto. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

“Cientistas, jornalistas e ativistas vão discutir temas de interesse da humanidade, do país, da cidade e da região. Nossa ideia é reunir estudantes, simpatizantes da causa, membros de comunidades do litoral, identificarmos soluções e implementarmos ações para evitar a catástrofe ambiental anunciada”, explica Eduardo Abramovay, diretor do festival.

O festival terá, na abertura (dia 5, na Universidade Santa Cecília), um painel sobre a Conferência dos Oceanos nas Nações Unidas, que será coordenado pelo prof. Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da USP, com participação dos professores Gabriela Otero (Rede Brasil do Pacto Global da ONU) e Fábio Giordano (Unisanta),o biólogo Gilberto Peres Jr e o diretor-presidente da Santos Port Authority, Fernando Henrique Passos Biral.

Nos dias 6 e 7 haverá sessões de cinema com exibições de 20 filmes brasileiros, entre os quais se destacam as obras de Tamara Klink, Família Schurmann e Lawrence Wahba.

No sábado (6/8), o festival terá programação extra no Delphin Hotel, em Guarujá. Em parceria com a ong Projetos Ondas será exibido o documentário “Obsessão Surf” do diretor Alberto Alves. O filme, de 1998, foi roubado, porém recuperado e será exibido pela primeira vez neste evento. Em seguida, acontece um bate-papo com o diretor, Jojó de Olivença (bicampeão brasileiro de surf e fundador da ong) e Kaylane de Souza (campeã santista e paulista de longboard).

Serviço:

Festival do Mar

Santos – Auditório do Bloco E da Universidade Santa Cecília
Painel: Sexta (5/8), a partir das 14h.
Sessões de cinema: dias 6 e 7/8, às 14h, 16h e 18h.
Endereço: Rua Cesário Mota, 8, Boqueirão.

Guarujá – Auditório do Delphin Hotel
Sábado (6/8), a partir das 14h
Filme “Obsessão Surf”. Exibição do filme e bate-papo

Endereço: Av. Miguel Estéfano 1295, Jardim Tejereba.