Eventos Gastronomia

Festa da Pitanga em Guarujá

14/12/2022
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

A 1ª Festa da Pitanga de Guarujá acontece neste sábado (17/12), a partir das 16h, no Centro de Convenções do Casa Grande Hotel Resort & Spa (Avenida Miguel Estéfno, 1001, Praia da Enseada). O evento irá eleger a melhor sobremesa e o melhor drink de pitanga. Além do concurso, que terá entre os concorrentes renomados restaurantes e bares da Cidade, o público poderá apreciar boa música e uma diversificada praça de alimentação. A entrada é gratuita e haverá distribuição de mudas da árvore.

O objetivo dos organizadores é inserir mais uma data festiva para atrair munícipes e turistas anualmente, fomentando o turismo, além de tentar tornar o evento a festa símbolo da Cidade, pois há mais de 10 anos existe uma lei municipal que instituiu a árvore Pitangueira como árvore símbolo de Guarujá.

Guarujá e as pitangueiras

A história de Guarujá e as pitangas se entrelaçam desde os primeiros tempos da Ilha de Santo Amaro, quando pomposas pitangueiras floresciam nas calçadas e quintais das casas de veranistas, que existiam na área urbana. Uma característica local tão presente, que deu nome para uma das principais praias da Cidade.

Com o progresso urbano, a árvore foi desaparecendo aos poucos. Com a intenção de resgatar o significado especial que a fruta tem para quem viveu o Guarujá desde a década de 1940, um antigo munícipe, João Laerte Sachs idealizou o projeto ‘Pitanga das Pitangueiras’.

Desde a primavera de 2010, Laerte distribui para moradores e visitantes 300 mudas da árvore frutífera, na Praça dos Expedicionários, com instruções para cultivo e cuidados. São 10 anos de disposição e empenho para que a pitangueira volte a fazer parte da trajetória de desenvolvimento de Guarujá.