Teatro

Festival de Cenas Teatrais de Santos: confira a programação

14/06/2023
Jennifer Glass

Pioneiro do gênero no País, o Fescete – Festival de Cenas Teatrais alcança a sua 27ª edição com mais de uma centena de atividades artísticas, mesclando diversas expressões culturais entre 15 e 30 de junho. Com o tema ‘Eu não ando só’, a iniciativa idealizada pela Tescom homenageia este ano os coletivos, com ênfase no Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, grupo paulistano premiado em 64 anos de história e liderado pelo icônico Zé Celso Martinez Correa.

Além das mostras competitivas, o Fescete este ano contará com o tradicional Espaço Integrado de Arte, no foyer do Teatro Municipal Braz Cubas. Ali será instalada a exposição ‘Nunca fomos catequizados. Fizemos foi Carnaval’, inspirado no manifesto antropofágico em paralelo com a própria trajetória do festival e do teatro.

Também no espaço haverá microfone aberto ‘Conte um conto’ (dias 20 e 22, às 18h30), intervenções cênico-literárias da Dramatúrgica Oficina (dias 26 a 28, às 18h30) e a oficina ‘Bordados Poéticos’, com Alessandra Schmidt Gonzalez (dia 28, às 18h).

O espaço também será palco do ‘Painel de experiências no universo Cosplay’, com Daniela Zogaib (DyChan), Gabriel Destro e Natalia Oliveira (Nati), no dia 19, às 18h, além de conversas literárias com os autores Augusto Servam (‘Dum em busca da Magia a lição – Pentalogia’, no dia 18, às 14h) e Beto Vieira (‘Histórias das coisas coisadas’, no dia 24 às 16h). A literatura também compreenderá no lançamento do livro ‘Bau de Histórias’, de Mariza Rodrigues, no dia 16, às 21h, no Tescom (R. Cons. Rodrigues Alves, 195, Macuco).

Já a música se faz presente com os artistas pernambucanos Ju Vieira e Felipe Anderson na abertura da galeria citada, no foyer do Braz Cubas no dia 16 às 18h, e no concerto ‘Mozart – Réquiem’, da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (dia 29, às 20h30, no Teatro Braz Cubas). Na dança, a Cia Aplauso Contemporâneo apresenta ‘Água e Sal’ (dia 21, às 18h30, no foyer).

Por fim, segue as campanhas do Fescete Solidário, em que a programação pede doação de alimentos enlatados para as famílias atendidas pelo Gapa/BS – Grupo de Apoio à Prevenção da Aids da Baixada Santista e de novelos e lãs para mantas infantis para o projeto voluntário Quadradinhos de Amor. As entregas podem ser feitas durante o evento no Teatro Braz Cubas, Teatro Guarany e Tescom.