Sala de Ideias

Férias, crianças e comida… e agora?

08/07/2022
Depositphotos

Juliana Schonhaus

Férias escolares significam mudanças grandes de rotina, principalmente na rotina de alimentação e isso acaba afetando a família toda. O consumo de guloseimas e petiscos aumenta drasticamente causando desinteresse nas refeições principais (almoço e jantar por exemplo); além disso, as crianças costumam gastar menos energia em casa, podendo alterar rotina de sono, gerando pânico nos pais e/ou responsáveis.

Algumas estratégias podem ajudar a rotina e alimentação da família toda nesse período, melhorando até a relação com a comida para o resto da vida.

*Não deixe toda a rotina de horários de lado, estabeleça horários parecidos para as refeições principais;

*Tente, quando possível, fazer as refeições juntos em família. E que tal chamar um amigo da escola para comer junto?

*Cozinhem juntos. Quando a criança vai para a cozinha ela se interessa muito mais pelo alimento e sabor (exemplo: bolos caseiros, tortas salgadas e sanduiches para o lanche da tarde…)

*Criem um cardápio juntos e façam uma lista de compras estabelecendo um limite para a compra de guloseimas e salgadinhos por exemplo.

* Continue incentivando o consumo de frutas e hortaliças (sucos, dentro de preparações…)

*Teste comprar algo que a família toda não conhece, e experimentem juntos. Isso ajudará a criança não ter medo de experimentar coisas no futuro.

* Em alguns dias a refeição pode virar uma brincadeira (por exemplo: noite da pizza de frigideira, quem será que monta a pizza mais bonita?)

Juliana Schonhaus – CRN 3: 4223-9. Nutricionista e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.