Educação

Feira de Outono destaca vantagens da microeconomia

25/04/2023
Divulgação

Com o objetivo de destacar as vantagens da microeconomia e estimular a produção de pequenos artesãos, acontece neste sábado, das 10 às 17 horas, a 5ª Edição da Feira de Outono. O evento acontece na unidade do Ensino Fundamental da Escola Waldorf Santos (Rua Imperatriz Leopoldina, 30 – Ponta da Praia).

A entrada é gratuita e aberta ao público. Parte da renda da venda dos produtos será revertida para a associação que mantém o colégio. A Waldorf Santos é uma escola associativa, sem fins lucrativos, e ao longo do ano realiza uma série de eventos para angariar fundos para manutenção da instituição de ensino.

No local, estarão à venda brincos, colares e acessórios elaborados com cerâmica plástica e madeira; bolsas em macramê; produtos em feltro; bonecas Waldorf; objetos decorativos e brinquedos feitos artesanalmente com materiais recicláveis como lata, palitos de sorvete e madeira natural. Na área de alimentação, geleias orgânicas; azeites e queijos orgânicos e biodinâmicos; produtos apícolas agroecológicos, brigadeiro gourmet e granolas artesanais. Itens como óleos essenciais; sabonetes, shampoos, cosméticos e produtos de higiene veganos, além de composto orgânico, fertilizantes e mudinhas de plantas variadas também poderão ser adquiridos no evento.

Visando estimular a postura de um consumo consciente, haverá ainda o brechó com roupas, calçados e acessórios infantis. Além disso, poderão ser comprados livros da Editora Antroposófica, e comidinhas veganas, como sanduíches, tortas e pão de queijo.

Durante todo o dia também serão promovidas atividades para as crianças, como brincadeira com os dedos, às 11 e às 12 horas, e para adultos, como a oficina de bordado em papel, às 14 horas. Já no Espaço Bem Estar terá quick massage e auriculoterapia.

 Feira de Outono da Escola Waldorf Santos

Campanha para novos doadores

A Escola Waldorf Santos também está desenvolvendo uma campanha para cadastrar novos doadores automáticos da Nota Fiscal Paulista. O objetivo é ampliar o programa de bolsas escolares e a promoção de atividades culturais gratuitas.

Hoje, já conta com 897 doadores automáticos plenos (que estão aptos a doar). O valor do montante arrecadado com esse benefício representa cerca de 30% do faturamento bruto da escola, que utiliza as doações para a manutenção do Programa de Bolsas Sociais (esse ano são 13 alunos beneficiados com bolsas integrais, de um total de 90 estudantes matriculados na escola, além do programa de descontos).

Os recursos do benefício também são usados para a realização de ações culturais gratuitas abertas à comunidade, como teatros, feiras, oficinas e exposições em espaços públicos da cidade. Os eventos abertos são sempre divulgados nas redes sociais da escola. Com o intuito de unir as famílias e envolver a comunidade, a associação oferece aulas de coral gratuitas para adultos, sempre às segundas, das 18h30 às 20h.

“Perdemos 40 alunos pagantes na pandemia. Teríamos fechado, se não fosse a ajuda dos recursos que recebemos da Nota Fiscal Paulista”, enfatiza a diretora executiva da escola, Roberta Mendes.

Conforme a diretora, ao cadastrar o CPF, o doador automático ajuda a impactar positivamente a vida de muitas pessoas. “A nossa meta é atingir, até final de abril, 1 mil doadores automáticos, e terminar 2023 com 1.200”.

 

Como ser um doador automático

Para ativar a opção de doador automático, basta acessar o site da Nota Fiscal Paulista (https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp/), fazer o login no sistema e em seguida clicar na aba Doação Automática > Escolher a Associação Pedagógica Waldorf Santos. Após o cadastro, os cupons fiscais de todas as compras em que o consumidor informar o CPF serão destinados à entidade assistencial escolhida de forma automática e gerarão créditos e bilhetes para a participação delas nos sorteios.

 

Transparência

As informações sobre como são executadas as atividades da escola e como são utilizados os recursos financeiros, estão disponíveis na página da transparência em seu site (https://waldorfsantos.com.br/transparencia/), onde fica disponível toda a documentação  da Associação Pedagógica Waldorf Santos, como documentos da entidade, demonstrações contábeis, certidões e certificações.

 

Escola associativa

Fundada em setembro de 2015, a Waldorf Santos é uma a escola associativa, sem fins lucrativos, administrada pelos pais dos alunos. A iniciativa surgiu do sonho de tornar possível o Ensino Fundamental Waldorf na cidade de Santos (até então só existiam escolas de ensino infantil que adotavam essa pedagogia). Toda a diretoria executiva, que faz a gestão da instituição, além do conselho de família, são compostos por voluntários.

 

LEIA TAMBÉM:

Artesãos de Santos podem se inscrever para feiras criativas