A Prefeitura do Guarujá, irá promover nesta quinta-feira (31), a partir das 10 horas, um café da manhã com cerca de 50 mulheres da Feira Criativa, como parte da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama e colo do útero. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuci) e acontecerá no Paço Raphael Vitiello (Avenida Santos Dumont, 640 – Santo Antônio).
A Feira Criativa, que acontece em Guarujá desde dezembro do ano passado, foi instituída pela Lei municipal 4.867/2020, que criou o programa de empreendedorismo negro na Cidade. O programa capacita as mulheres com cursos ofertados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desta vez, a ação aproveitará o ‘Outubro Rosa’ para reunir as mulheres em um café de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.
O gestor de Programa da Sedhuci, Carlos Eugênio dos Santos, relata sobre a importância do evento. “Ali, elas vão trabalhando, trocando experiências e assim se conhecendo. A Prefeitura realizará esse café não só como forma de homenagem, mas também como conscientização para a necessidade de realizar exames periódicos para prevenir a doença”.
A costureira Vanessa Cristina Belém trabalha fazendo nécessaires, porta celulares, porta moedas, toucas e xuxinhas em sua empresa. “Pretendo divulgar meu trabalho, conquistar novos clientes e estar junto com outras empreendedoras trocando experiências”, explicou.
Outra empreendedora, que estará presente no evento, é a empresária Jacira Rosa Souza Tavares. Ela produz turbantes com tecidos afros ou não, além de produtos especiais para pessoas que estão passando por tratamentos quimioterápicos.
Jacira elogiou a iniciativa da Prefeitura em prol da luta contra o câncer. “É uma oportunidade para as pessoas contarem suas experiências e falarem da importância da prevenção e cuidados, trazendo uma palavra de conforto umas às outras, além de aproveitar esse delicioso café gentilmente cedido pela Prefeitura”, finalizou.