Um pedido de socorro. É isso que faz a família de Bernardete Lopes dos Santos, 65 anos. A senhora mora da Vila Margarida, em São Vicente, precisa de fazer uma Ecoendoscopia com Biópsia em caráter emergencial. Mas, apesar da urgência e de ter convênio médico, o exame tem sido negado. Sem tempo há perder, os filhos decidiram fazer uma vaquinha para custear o procedimento que tem valor médio de R$ 10 mil.
“Nossa mãe tem uma suspeita de tumor no pâncreas, que já a fez perder mais de 10kg e causou icterícia. A única esperança de diagnóstico e tratamento está nesse exame”, explica a filha, Simone Lopes.
Segundo explica, a mãe foi internada no Hospital Frei Galvão, em São Vicente, por conta de uma crise de vômitos. Após constatada a dilatação das vias biliares intra hepáticas, foi feita a transferência para a Santa Casa de Santos onde o exame necessário poderia ser feito. Acontece que o equipamento está quebrado e há 15 dias nenhuma solução foi oferecida.
“Estamos aguardando desde 19 de outubro. A Santa Casa não tem previsão de quando esse equipamento será consertado. E, por outro lado, o convênio da Caixa de Pecúlio de SV diz que só cobre esse procedimento na Santa Casa e se nega a autorizar em outro local”.
Sem tempo para aguardar, as filhas criaram uma vaquinha para arrecadar o valor e fazer o exame o quanto antes para que a mãe possa iniciar o tratamento. As doações podem ser feitas no link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/unidos-pela-saude-da-dona-dete.