Saúde

Fábio Mesquita volta ao Ministério da Saúde para liderar combate a Aids e Hepatites Virais

28/12/2022
Valter Campanaro/ABr

Um dos maiores especialistas do mundo, epidemiologista estava atuando na OMS

O epidemiologista Fábio Mesquita, um dos maiores especialistas do mundo no combate à Aids e hepatites virais, será diretor do Departamento de HIV, ISTs e Hepatites Virais do Ministério da Saúde a partir de janeiro.

Ele foi convidado pela futura ministra da Saúde, Nísia Trindade, que tem a missão de reconstruir as políticas públicas seriamente abaladas durante o governo Bolsonaro.

Fábio Mesquita estava atuando no corpo técnico do Departamento de HIV e Hepatites Virais Organização Mundial da Saúde em Mianmar, na Ásia.

O epidemiologista tem 35 anos de experiência. Formado em medicina pela Universidade Estadual de Londrina, é doutor em saúde pública pela USP (Universidade de São Paulo). Coordenou os Programas Municipais de DST/Aids em Santos, São Vicente (litoral de SP) e São Paulo. Chefiou as unidades de Prevenção e Direitos Humanos do então Programa Nacional de Aids do Ministério da Saúde. Foi fundador e é membro honorário permanente da Associação Internacional de Redução de Danos (em inglês International Harm Reduction).

Antes de ser convidado para assumir a direção do Departamento de Aids, era membro do corpo técnico da Organização Mundial de Saúde (OMS), atuando no escritório do Vietnã, com base em Hanói.

O epidemiologista também trabalhou no Ministério da Saúde entre 2013 e 2020, quando se desligou argumentando que a gestão de Michel Temer praticou o desmonte de políticas públicas extremamente vitoriosas, com o corte de investimentos e nomeações eminentemente políticas para cargos técnicos.

 

 

LEIA TAMBÉM:

Campanha em Santos amplia oferta de testes para HIV e sífilis