Meio Ambiente

Exposição reúne mobiliário produzido com itens recolhidos pelo Cata Treco

06/12/2022
Exposição reúne mobiliário produzido com itens recolhidos pelo Cata Treco | Jornal da Orla

Peças foram produzidas nas EcoFábricas da Vila Nova e da Zona Noroeste e na Vila Criativa Mercado

O que muita gente considera lixo pode ser aproveitado e se transformar em sofisticadas peças de decoração.

Uma pequena amostra disso pode ser conferida na exposição aberta nessa terça-feira (6) no saguão do Paço Municipal de Santos.

São mobiliários produzidos nas EcoFábricas da Vila Nova e da Zona Noroeste e na Vila Criativa Mercado.

Pneus, tábuas de madeira, estrados e materiais recolhidos pelo programa Cata Treco foram transformados em cadeiras, mesas, bancos, abajures e outros artigos de decoração. Além de funcionais e com design arrojado, as peças também são ambientalmente corretas.

 

 

“Todas as peças foram feitas em aulas, para mostrar que é possível fazer com qualquer tipo de material. Juntamos madeira, ferro e plástico para mostrar que podemos desenvolver um trabalho diferente”, explica o coordenador da EcoFábrica da Zona Noroeste, Anderson de Oliveira Camargo.

Presente à abertura da exposição, a vice-prefeita Renata Bravo destacou a importância de dar visibilidade às peças produzidas nas EcoFábricas e nas Vilas Criativas. “A inovação é uma marca da nossa cidade, é importante que mais pessoas saibam o que é feito”.

Na EcoFábrica, os alunos aprendem a confeccionar peças para mobiliário urbano – placas, cavaletes, bancos e floreiras -, além de objetos de decoração.

O curso é dividido em dois módulos. O primeiro, para formação de aprendizes, com duração de três meses. O segundo, de nove meses, para capacitação profissional em marcenaria.

 

 

Vila Criativa

Localizada na Praça Rui Ribeiro Couto s/n, na Vila Nova, a Vila Criativa do Mercado abriga uma série de atividades esportivas, culturais, de saúde e qualificação profissional. Entre elas, os cursos de artesanato, em diversas modalidades.