Exposições

Exposição em homenagem à Semana de Arte Moderna reúne artistas na Pinacoteca de Santos

20/06/2022
 Erica Gropp

No ano em que se comemora o centenário da Semana de Arte Moderna Brasileira de 1922, o Grupo Artrilha reúne na Pinacoteca Benedicto Calixto, 36 artistas de várias cidades do País que trabalham com diversas técnicas e estilos. A vernissage da mostra “De 22 a 22 – 100 anos da Semana de Arte Moderna Brasileira” acontece na quarta (29/6), às 17h. Na mesma data será lançada a quinta edição da Revista Artrilha.

A exposição, elaborada pela artista plástica e criadora do Artrilha, Edna Carla Stradioto, tem a finalidade de discutir como a Semana de 22 repercutiu até os dias atuais na produção brasileira e saber qual o tema mais abordado, suas influências, as diversas questões que atormentam vários artistas brasileiros e a variedade de arte brasileira contemporânea e toda a envergadura da herança da Semana de 22.

Para completar o evento, o curador de arte Oscar D’Ambrosio fará uma palestra no sábado (2/7), às 17h, na Pinacoteca com o tema “Como a Semana de Arte Moderna de 22 Influenciou a Arte Contemporânea Brasileira”.  contemporânea.

Artistas

Os artistas participantes da mostra “De 22 a 22 – 100 anos da Semana de Arte Moderna Brasileira” são: Ama Luna, Antonio Cavalcante, Ana Paula Jardine, Ara Celis Vilela, Bernardete Sarmento, Célio Seixas, Ceres Carnio, Diane Dumas, Dinorah Rosencrantz, Edna Carla Stradioto, Eliara Bevilacqua, Erica Gropp, Evelyn Gonoretzky, Fernando Penido, Gêiza Barreto, Gloria Conforto, Helen Wolf, Ieta Vanessa, Iracema Dall’Gnol, Izabel Alcolea, Ju Barros, Leila Costa Quaglio, Lucia Penido Portela, Maria Amélia Fonseca, Mony Bress, Patylene, Rico Pace, Roberval Silva, Simone Ceia, Suely Bogo, Tassia Reis, Tati Garcia, Teresinha Mazzei, Thiago Burioli, Ticiana Parada e Yara Delafiori.

Serviço:
Exposição: “De 22 a 22 – 100 anos da Semana de Arte Moderna Brasileira” Vernissage: Às 17 horas do dia 29 de junho de 2022
Palestra: “Como a Semana de Arte Moderna de 22 Influenciou a Arte Contemporânea Brasileira”
Data: Às 17 horas do dia 2 de julho de 2022

Local: Pinacoteca Benedicto Calixto – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Santos
A exposição permanece aberta ao público de 29 de junho a 31 de julho, das 9h30 às 18 horas, de terça-feira a domingo. Entrada franca