Sob o olhar de dez artistas, a memória e o afeto da população negra ocupam os espaços, ultrapassam as lentes e ganham forma por meio das fotografias. O projeto “Afeto e Memória” tem como ponto de partida o registro de imagens sobre manifestações culturais do Brasil e fora dele, propondo a reflexão sobre como o fazer da fotografia, o afeto e a memória estão interligados.
Depois de ficar em cartaz em 2023 no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, na capital paulista, e em Campinas, no interior, em agosto deste ano, a mostra segue para o litoral, encerrando 2024 com temporadas em Santos (setembro) e Praia Grande (outubro e novembro).
A exposição é gratuita e tem curadoria de Bárbara Copque e Rosane Borges, trazendo 40 fotografias dos artistas Bete Marques, Daisy Serena, Eliária Andrade, Gsé Silva, Helen Salomão, Ina Henrique Dias, Júlio César Almeida, Mari Ser, Nego Júnior e Rodrigo Zaim, retratando a população negra em seus espaços cotidianos, mostrando a riqueza e a complexidade da experiência negra com o tema.
Cada fotografia apresenta uma história única, imortalizando momentos de trocas no dia a dia, territoriais, em família, abordando a conexão com o sagrado, com a ancestralidade e o corpo como o grande guardião da memória. Por meio dessas fotografias, o público é convidado a refletir sobre a complexidade das emoções e os laços afetivos presentes nas comunidades negras, ampliando a compreensão e o reconhecimento da contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade.
Para a fotógrafa e idealizadora do projeto, Eliária Andrade, em “um país onde a maioria das pessoas são pretas e sempre estiveram à margem da produção cultural, a exposição tem como premissa proporcionar um espaço de visibilidade e reconhecimento para fotógrafos negros e suas narrativas. Iniciativas como esta visam colaborar com o fortalecimento da narrativa preta através das suas memórias e vivências culturais, além da representatividade”, contou.
No dia da abertura da exposição em cada município haverá uma roda de conversa com artistas que participam da mostra. Em Santos, a exposição é inaugurada com um bate-papo no dia 4 de setembro às 14h reunindo Daisy Serena, Gsé Silva, Helen Salomão e Mari Ser. Já na Praia Grande, a conversa é no dia 31 de outubro às 14h com Eliária Andrade, Bete Marques, Júlio César e Rodrigo Zaim.
Nos dois municípios haverá visitas guiadas com alunos da Rede Pública de ensino, além de oficina de audiodescrição para pessoas videntes e visita guiada para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Este projeto foi contemplado pelo Edital nº 20/2023 – Difusão Cultural da Lei Paulo Gustavo para o Estado de São Paulo e Ministério da Cultura – Governo Federal.
Exposição “Afeto e Memória”
Santos
De 4 a 27 de setembro
Abertura dia 4 às 14h, com roda de conversa
Galeria Patrícia Galvão – Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
4/9 às 14h – Roda de conversa com artistas da exposição (Daisy Serena, Gsé Silva, Helen Salomão e Mari Ser)
13/9 às 14h – Visita guiada com alunos da Rede Pública, com Daisy Serena, Gsé Silva, Helen Salomão e Mari Ser
13/9 às 14h – Oficina de Audiodescrição para pessoas videntes
20/9 às 14h – Visita Guiada para pessoas com deficiência visual e auditiva
Praia Grande
De 31 de outubro a 8 de dezembro
Abertura dia 31/10 às 14h, com roda de conversa
Palácio das Artes – Av. Pres. Costa e Silva, 1600, Boqueirão
31/10 às 14h – Roda de conversa com artistas da exposição (Eliária Andrade, Bete Marques, Júlio César e Rodrigo Zaim)
22/11 às 14h – Visita Guiada com alunos da Rede Pública, por Bete Marques, Júlio César e Rodrigo Zaim
22/11 às 14h – Oficina de Audiodescrição para pessoas videntes
29/11 às 14h – Visita Guiada para pessoas com deficiência visual e auditiva
Ficha Técnica
Artistas: Bete Marques @betemarques, Daisy Serena @daisy_aserena, Eliária Andrade @eliariandrade, Gsé Silva @gessesilva, Helen Salomão @helesalomao, Ina Henrique Dias @inahds_, Júlio César Almeida @juliocesaarrrr, Mariana Ser @mariserfoto, Nego Júnior @negojunior_ e Rodrigo Zaim @rodrigozaim
Curadoras: Bárbara Copque @barbara.copque Rosane Borges @_rosaneborges
Assessoria de Imprensa: Kelly Santos e Adriana Terra @midiapentefino
Redes Sociais do Projeto: @afeto_e_memoria