Meio Ambiente Santos

Experiência imersiva em Santos aborda mudanças climáticas

23/03/2023
Divulgação

Uma experiência imersiva aberta à população para discutir problemas climáticos. Assim pode ser definido o contêiner tecnológico do programa do Instituto Procomum Global We for Climate Action – Global We que, até o final de abril, ocupa o Parque Tecnológico de Santos (Rua Henrique Porchat, 47, Vila Nova). A iniciativa é realizada em parceria com o Museum of the United Nations e tem apoio da Prefeitura de Santos.

A plataforma ficou instalada ao lado da Concha Acústica, no canal 3, entre dezembro do ano passado e fevereiro. Um dos principais propósitos é criar um espaço de troca e compreensão sobre como as mudanças climáticas vêm sendo percebidas ao redor do mundo.

Em seus três primeiros meses em Santos, o projeto sediou 81 encontros, com cerca de 130 convidados de 14 países, entre líderes e membros de movimentos sociais, comunitários, ambientais e estudantis. Além disso, pontualmente ocorreram debates com temas específicos entre visitantes.

Partindo deste princípio, o Museum of the United Nations – UN Live, em colaboração com a produtora Shared Studios, instalou portais semelhantes em 15 cidades ao redor do mundo.

Além de Santos, Copenhague (Dinamarca), Adis Abeba (Etiópia), Mumbai (Índia), Cidade do México (México), Gaza (Palestina) e Medelin (Colômbia) integram a rede do projeto.

Ao permitir a realização de sessões em vídeo em tempo real, o contêiner tecnológico tem sido utilizado para encontros entre líderes, especialistas e organizações mundiais ligados à temática socioambiental.

Nas próximas semanas, o contêiner instalado no Parque Tecnológico ainda sediará conversas virtuais com representantes de cidades como Johannesburgo (África do Sul), Lagos (Nigéria), Nairóbi (Quênia) e Utrecht (Holanda), abordando, entre outros temas, a reciclagem e o upcycle (reutilização criativa), a visão das respectivas cidades a partir de seus próprios habitantes e até residências artísticas.

É possível se inscrever para participar das próximas sessões gratuitamente. Para isso, os interessados devem se cadastrar pelo formulário.