O avanço da idade, com o desgaste natural do corpo, não é a única causa da artrose, doença crônica, de caráter degenerativo, que acomete 10 milhões de brasileiros, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED). Exercícios físicos repetitivos e em excesso desgastam as articulações e podem causar artrose em qualquer idade. A doença costuma afetar as articulações mais utilizadas, como quadris e joelhos, causando dor, rigidez, inchaço, ruídos e limitação dos movimentos.
Atletas de alto nível – Alguns conhecidos nomes do esporte que desenvolveram artrose são o antigo astro do basquete americano Shaquille O’Neal e o ex-atleta de hóquei canadense Wayne Gretsky. No Brasil também temos exemplos de atletas de alto nível acometidos pela doença, o mais notório é Pelé, que em 2012 passou por procedimento cirúrgico no quadril. O ex-atacante Bebeto, campeão da Copa do Mundo de 1994, também passou pelo mesmo procedimento. Já no goleiro Marcos, ídolo do Palmeiras e da Seleção Brasileira, a artrose atacou o joelho.
Mas o excesso de exercício físico pode causar artrose em qualquer pessoa, não apenas em atletas profissionais. Pessoas que carregam muito peso e sobrecarregam as articulações em academias, por exemplo, têm tendência a desenvolver artrose.
Medidas preventivas – A cirurgia não é a única alternativa de tratamento. Como é uma doença sem cura conhecida, o tratamento tem o objetivo de diminuir os sintomas da doença e aumentar a qualidade de vida do paciente.
Perda de peso para diminuir a carga na região afetada e exercícios acompanhados de especialistas são alternativas para diminuir a dor do paciente. Essas ações aumentam a capacidade de movimentos e da capacidade funcional. Há alguns medicamentos que também ajudam, lubrificando as articulações, desinflamando a região e melhorando a capacidade de movimentos.
Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhor será o tratamento e, caso seja tardio, pode ocasionar esses danos ao corpo. Apenas 42% dos pacientes que têm a doença estão diagnosticados. A ação chamada “Mexa-se Contra a Artrose” orienta gratuitamente a população sobre a patologia, seus sintomas e tratamentos. Para mais detalhes entre em contato com o SAC da ação, no tel 0800 7270527.