Política

Ex-prefeito David Capistrano recebe homenagem

22/03/2025 Marco Santana

Acontece no dia 10, no Sindicato dos Bancários de Santos, uma homenagem ao ex-prefeito David Capistrano Filho, que faleceu há 25 anos. Organizado pelo sindicato, Centro de Estudos Econômicos, Políticos e Sociais (Cepes), Coletivo David Capistrano e Associação José Martí, o evento busca destacar a atuação de Capistrano na defesa da saúde pública e outros avanços sociais.

Corte de comida
O rolo compressor do prefeito Rogério Santos (Republicanos) na Câmara de Santos funcionou e o pedido de convocação do secretário de Desenvolvimento Social, Elias Júnior, foi rejeitado, por 14 votos a 6. A presença dele foi requerida pela vereadora Débora Camilo (PSOL) para explicar denúncias de que estaria reduzindo serviços, entre eles, o corte à metade da quantidade de comida oferecida nos abrigos às pessoas em situação de rua.

Convocação ou convite
Habilidoso, o líder do governo, Cacá Teixeira (PSDB), sugeriu que, em vez de “convocado”, o secretário fosse “convidado”. Daria no mesmo, argumentou. Débora Camilo não arredou o pé e manteve o pedido de convocação. Foi a deixa para os vereadores mandarem a proposta para o espaço.

Presença
Independentemente do resultado da votação, Elias Júnior deverá estar na Câmara no dia 2, às 19h, para participar de uma audiência pública, proposta pelo vereador Sérgio Santana (PL), para falar justamente sobre a população em situaçao de rua.

Fogo baixo
Elias Júnior ainda precisa resolver sua situação dentro da própria administração. O governo acompanha com atenção as reclamações de funcionários de carreira, sobre decisões do secretário que comprometeriam a qualidade dos serviços e até mesmo assédio moral.

Em Paris
A secretária de Segurança de Santos, Raquel Gallinati, estará em Paris na segunda e terça-feira (dias 24 e 25), para participar de um intercâmbio de experiências. Ela foi convidada pela Direção de Cooperação Internacional de Segurança (DCIS) da Embaixada da França no Brasil. A programação inclui visita à Polícia Municipal da capital francesa e uma palestra na Universidade Sorbonne. “O convite para essa missão reforça o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido em Santos no campo da segurança pública”, afirma.

 

 

SÓ SEI QUE FOI ASSIM…

Inauguração de maquete
Em março de 2010, o então governador José Serra foi apresentado à maquete de uma ponte que se pretendia construir entre Santos e Guarujá, em evento na Prefeitura de Santos. Viu a miniatura, achou estranho, mas não deu bandeira.
Serra disputaria a Presidência contra a petista Dilma Rousseff. Ao ver o noticiário sobre a maquete, Lula não perdeu a oportunidade e disse que tinha candidato com tanta pressa de inaugurar obras que estava inaugurando “até maquete”.
A piada pegou e o tempo se encarregou de mostrar que o projeto era inviável: uma ponte com 80 metros de vão livre não poderia ter uma inclinação muito íngreme, o que exigiria que as extremidades avançassem muito nas áreas urbanas das duas cidades.
E a região continuou sem uma ligação seca entre Santos e Guarujá.