Santos

Evento em Santos celebra 49 anos da Revolução dos Cravos

19/04/2023
Depositphotos

A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos realiza, na terça-feira (25/4), às 19h, cerimônia em celebração aos 49 anos da Revolução dos Cravos, que marcou o início da redemocratização de Portugal.

O tradicional evento, que reúne representantes da colônia portuguesa da cidade e região, tem por objetivo, além de enaltecer a lusitanidade, reavivar na memória, bem como passar às novas gerações a importância da luta pela democracia e manutenção dessa conquista. E ainda, rememorar a Revolução dos Cravos, movimento que marcou um grande salto no desenvolvimento econômico e social daquele país.

A programação contará com as participações dos escritores Flávio Viegas Amoreira, Teresa Teixeira e Regina Alonso; depoimento de quem viveu a Revolução dos Cravos: Celeste Bio e Noêmia Serra. Participam também o Coral do Centro Cultural Português e o Rancho Folclórico Verde Gaio.

Ao final, degustação do “Patê de Abril em 3 Tempos”, iguaria criada pelo chef de Cozinha do Hospital, José Nascimento, em alusão à senha combinada para a deflagração da Revolução.

O movimento

A Revolução dos Cravos foi um evento histórico que ocorreu em Portugal em 25 de abril de 1974. Foi uma revolta militar liderada por oficiais do Movimento das Forças Armadas, que resultou na queda do regime autoritário do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar e, posteriormente, por Marcelo Caetano, que governou Portugal por mais de 40 anos.

O movimento foi marcado por manifestações populares pacíficas e o uso de cravos vermelhos como símbolo de resistência. Os manifestantes buscavam a democratização do país, o fim da censura, a libertação de presos políticos e a realização de eleições livres.

A Revolução dos Cravos foi um momento crucial na história de Portugal, pois resultou na transição para um governo democrático e abriu caminho para a adoção de uma nova constituição em 1976.