Debate na Redação

EUA aprovam ação contra Alexandre de Moraes

26/02/2025 Joana Gianfaldoni
EUA aprovam ação contra Alexandre de Moraes | Jornal da Orla

Um comitê do congresso americano aprovou medida restritiva contra o ministro Alexandre de Moraes, acusado de promover censura. A proposta vai agora para a aprovação do plenário. O objetivo é proibir o ministro de entrar nos EUA.

Os deputados citam a ocasião em que Moraes determinou a suspensão de contas em redes sociais de residentes e jornalistas americanos. Trabalham pela aprovação da medida restritiva o deputado Eduardo Bolsonaro e o neto do ex-presidente João Figueiredo, Paulo Figueiredo. Bolsonaristas comemoram a ação do comitê americano

No programa Debate na Redação, o advogado Ranieri Cecconi acredita que sem dúvida nenhuma essa ação tenha um significado muito relevante. “O legislativo americano está pendendo muito mais para a direita do que a esquerda. Há uma boa probabilidade de que está medida seja aprovada. Ela não será aprovada se uma parte da direita pensar com um pouco mais de ponderação, é uma medida hostil demais”.

O advogado e jornalista Eraldo Santos também entende que essa decisão seja muito drástica. “Eu tenho a impressão que essa medida não seja acatada. Tem uma outra questão levantada pelo Ranieri que extrapola a figura do Alexandre de Moraes como pessoa e atinge um poder de Estado”.

Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla: https://www.youtube.com/watch?v=Kl3BPjQhEVE