Educação Santos Saúde

Estudantes protestam contra fim de parceria entre universidade e Hospital Guilherme Álvaro

18/01/2022
Reprodução/ Instagram

Estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário Lusíada, em Santos, protestaram, nesta terça-feira (18/1), em frente à universidade, contra uma possível interrupção na parceria entre a instituição de ensino e Hospital Guilherme Álvaro (HGA). Os motivos seriam novos convênios firmados com outras faculdades de medicina da região. O complexo hospitalar serve como estágio aos futuros médicos que oferecem cerca de 25 mil atendimentos por mês à população por meio do Sistema Único de Saúde. O convênio entre a Fundação Lusíada e o HGA existe desde 1973.

Os alunos alegam que foram comunicados a respeito do rompimento pela coordenação do curso na sexta-feira (14/1), sem terem, no entanto, detalhes sobre as mudanças. Pelas redes sociais, eles publicaram uma carta aberta cobrando explicações por parte das direções do hospital e faculdade.

“As notícias dos últimos dias confirmam que o hospital de Santos, que fora nossa casa por quase 50 anos, passará a ser frequentado por outras faculdades, com suas escolas estabelecidas no Guarujá (…) Somos contra a perda dos estágios no Hospital Guilherme Álvaro e temos direito de receber informações oficiais a respeito do cenário, atual e futuro, do nosso ensino”, diz a carta.

 



A reportagem será atualizada com o posicionamento da universidade.