Estado de SP ainda tem 4,1 milhões de pessoas que não tomaram segunda dose contra a covid
26/11/2021Dose de reforço já está sendo aplicada na população acima de 18 anos com esquema completo há pelo menos 5 meses
Mais de 4 milhões de pessoas ainda não compareceram para tomar a segunda dose da vacina de covid-19 em todo o estado de São Paulo. O número de faltosos reduziu cerca de 22% se comparado a 15 dias atrás, quando o estado tinha 5,3 milhões de pessoas para se vacinar, mas ainda é considerado bastante alto pelos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde.
O balanço da tarde de quinta-feira (25) contabilizou 845 mil pessoas que ainda precisam completar o esquema vacinal com o imunizante do Butantan/Coronavac. Outras 971 mil da Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e 2,3 milhões da Pfizer/BioNTech.
Para completar o esquema vacinal contra a covid-19 são necessárias duas doses tanto da vacina do Butantan (intervalo de 28 dias) quanto da Fiocruz (8 semanas) e Pfizer (21 dias). Caso o prazo seja ultrapassado, é fundamental que o cidadão procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização. O esquema vacinal da Janssen prevê apenas uma dose.
Dose Adicional
Além disso, toda a população adulta pode se vacinar com a dose adicional. A nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI) e vale para todas as pessoas que tomaram as duas doses há pelo menos cinco meses, ou seja, quem completou seu ciclo vacinação até o mês de junho.