Uma parceria em prol da literatura e do acesso à cultura de todos através das linhas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Nesta segunda-feira (30), a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) inaugurou, em parceria com a concessionária BR Mobilidade e a Prefeitura de Santos, o programa ‘Giralivro’ nas estações Ana Costa e Bernardino de Campos do VLT, em comemoração ao Dia Nacional do Livro.
“Nesta parceria entre a EMTU e a Prefeitura de Santos buscamos estimular a leitura entre os passageiros, que muitas vezes consomem o tempo das viagens no celular”, disse Paulo Reis, gerente de Marketing da EMTU. “Ler faz bem para a saúde mental e proporciona diversos aprendizados. Queremos multiplicar esse hábito, por isso ao invés de guardar os livros, incentivamos a troca e doação”, completou.
As estantes de livros nas estações do VLT Ana Costa e Bernardino de Campos ficarão disponíveis de forma permanente e serão reabastecidas periodicamente com novos exemplares através do apoio da Prefeitura Municipal, por meio do projeto ‘Leia Santos – Um Incentivo à Leitura’.
LEIA SANTOS
Com 17 anos de existência, o ‘Leia Santos’ é uma ação de fomento à distribuição gratuita de livros e gibis em espaços públicos da Cidade como praças, ruas, jardim da praia, entre outros pontos. A iniciativa é uma das principais políticas públicas de incentivo à leitura do Município. O projeto já arrecadou e distribuiu mais de 234 mil títulos em toda sua trajetória.
“A parceria com a EMTU é um indicativo que estamos no caminho certo. Será uma oportunidade única de levar a leitura para mais pessoas, e de promover novas experiências de conhecimento”, comentou o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal. A inauguração ainda contou com a presença das escritoras Paula Azenha, Vania Andrade e Ivy Farias, que doaram exemplares de suas obras.
Os livros serão disponibilizados gratuitamente em estantes e poderão tanto ser retirados ou doados pelos usuários. O programa Giralivro é realizado desde 2016 pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo – nos terminais de ônibus São Bernardo do Campo e São Mateus do Corredor Metropolitano ABD e também no terminal Parque Cecap, em Guarulhos. Desde o início do projeto, mais de 20 mil livros foram doados e distribuídos aos passageiros.