Baixada Santista

Esporte e educação são destaques das ações da Subjuve

11/12/2023
Freepik

A juventude de Praia Grande teve muitos motivos para comemorar ao logo  do ano de 2023. A Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) promoveu diversos eventos e projetos educacionais voltados a esse público. O balanço anual reúne uma série de atividades desenvolvidas  ao longo do ano a fim de trazer mais educação, esportes, conhecimento,  diversão e diálogo para a juventude praia-grandense.

A Subjuve seguiu investindo em educação! O curso Meu Emprego –  Trabalho em Equipe formou neste ano aproximadamente 200 pessoas em  Praia Grande, entre as aulas ministradas na sede da Subsecretaria no  Bairro Tupi e também em organizações parceiras como o Centro de  Aprendizagem Metódica e Prática de Praia Grande (CAMP-PG), o Centro de  Referência Especializada da Assistência Social (Creas) e a Fundação  Casa. Fruto de parceria com o Governo do Estado, o curso leva  conteúdos para orientação pessoal e de carreira para pessoas entre 15  e 35 anos. Os participantes são incentivados a conhecer suas  habilidades e trocar experiências na busca por um emprego. Durante as  aulas, os alunos recebem diversas orientações para a elaboração do  currículo, dicas para boas entrevistas de emprego, desenham metas  profissionais, entre outras atividades que resultam em um certificado  entregue no final do curso.

Outra iniciativa deste ano foi o programa #JuventudePG que levou para  alunos do Ensino Médio das escolas estaduais de Praia Grande as  políticas públicas existentes na Cidade de forma didática. No  programa, diversas secretarias estiveram envolvidas para levar  conhecimento aos jovens: Saúde Pública (Sesap), Assuntos  Institucionais (Seai), Meio Ambiente (Sema), Assistência Social (Seas)  e Cultura e Turismo (Sectur).

Os representantes de cada secretaria  apresentaram os principais serviços oferecidos à população,  especialmente para os jovens, como equipamentos e serviços públicos,  através de palestras, apresentações e dinâmicas interativas que  aconteceram no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.  Ao todo, 560 alunos participaram dos encontros e replicaram o que  aprenderam dentro da escola, principalmente com mutirões de reciclagem.

Diálogo com a juventude – A Subjuve também seguiu ativa na promoção de  debates e ideias para a elaboração de políticas públicas de juventude.  Praia Grande realizou a 3ª Conferência Municipal de Juventude no mês  de setembro, no Auditório Jornalista Roberto Marinho, e contou com a  participação de alunos de escolas públicas, alunos do CAMP-PG, membros  do Parlamento Jovem, representantes de entidades ligadas a Juventude e  representantes de secretarias municipais. No mesmo mês, a nossa Cidade  recebeu a 2ª Conferência Regional de Juventude no mesmo local. Durante  o evento, 200 jovens e representantes da juventude das nove cidades da  Região Metropolitana da Baixada Santista e municípios do Vale do  Ribeira marcaram presença para o debate de ideias, ações e projetos  voltados aos jovens. Além disso, Praia Grande levou 23 delegados  jovens para a 4ª Conferência Estadual de Juventude que aconteceu nos  dias 23 e 24 de novembro, na cidade de Olímpia.

Outro evento importante foi o Escuta Ativa Regional de Políticas  Públicas de Juventude, promovido pela Subsecretaria no mês de julho. O  evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre líderes da juventude e  jovens das nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. O  objetivo foi discutir as políticas públicas voltadas para esse  público, sendo palco para que os jovens compartilhassem seus  principais anseios, demandas e sugestões para um presente e futuro  melhores para as novas gerações na Região. O compartilhamento de  ideias também auxiliou na construção do Plano Regional de Direitos  Humanos pela Câmara Temática de Direitos Humanos, do Conselho de  Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).

Destaque também para a reativação do Conselho Municipal de Juventude  de Praia Grande, com nova diretoria já eleita sob a presidência de  Isaac Santos dos Santos. O objetivo da retomada é dar mais  protagonismo aos jovens na elaboração de projetos municipais voltados  à juventude.

Combate às drogas – A Subjuve também segue com olhar apurado para as  questões das drogas. Pensar no combate e na prevenção é essencial. E  para isso, ao longo do ano, diversas palestras foram ministradas em  escolas do Município. Com o nome “Ser careta é muito loko”, o programa  desenvolvido pela Subsecretaria é comandado pelo palestrante Ronaldo  Neviton que traz mais informações aos adolescentes sobre o que é a  dependência química e os principais danos provocados na vida de  qualquer pessoa.

Cultura, esporte e lazer – Os eventos promovidos pela Subsecretaria  são aguardados todos os anos pela juventude. A começar pela Expo  Hip-Hop 2023, considerado o maior evento do gênero da Região! A 6ª  edição atraiu 5 mil pessoas que compareceram ao Pavilhão de Eventos  Jair Rodrigues, no Bairro Quietude, nos dias 13 e 14 de maio.

Os 50 anos do Hip-Hop, cultura popular que surgiu entre as comunidades  afro-americanas do subúrbio de Nova York na década de 70, foram  celebrados durante o evento com batalhas de MC, Breaking e All Style,  discotecagem, oficina e campeonato de futebol caixote, feira de  economia solidária, exposição de arte e grafite, espaço literário com  exposição e troca de livros. Além disso, Rashid e Gabriel o Pensador  fizeram o palco tremer cantando seus sucessos!
Já a 7ª Feira do Estudante de Praia Grande foi um sucesso de público!  Mais de 15 mil pessoas de todas as cidades da Região marcaram presença  no evento durante os dias 25, 26 e 27 de setembro, no Pavilhão de  Eventos Jair Rodrigues, no Bairro Quietude. Foram 4 mil metros  quadrados repletos de muito conhecimento, informação e diversão para a  galera! Trinta instituições de ensino particulares e gratuitas  expuseram seus cursos, deram palestras e sortearam bolsas de estudos  aos participantes. Dentro da programação oferecida também estiveram  presentes palestrantes de renome nacional, como Nath Finanças, Rita  Von Hunty e Iberê Thenório, do Manual do Mundo.

Outro evento incrível e com sucesso de público foi o Festival de  Esportes Radicais (Fera) de Praia Grande! Cerca de 10 mil pessoas  marcaram presença no evento mais radical da Região que reuniu arenas  de diversas modalidades e shows musicais com artistas nacionais no  Pavilhão Jair Rodrigues, no Bairro Quietude! O evento aconteceu nos  dias 04 e 05 de novembro. Os esportes foram um dos principais  destaques desta 6ª edição, com arenas das seguintes modalidades:  skate, surfskate, BMX, patins in line, patinação no gelo, slackline,  parkour, parede de escalada, bungee jump, calistenia, balance board,  basquete 3×3 e fit training. Monitores ficaram à disposição para dar  aquela aulinha básica! O bungee jump e a patinação no gelo foram as  únicas atrações cobradas no evento. O Fera também foi palco da etapa  final do Circuito Estadual de Breaking que atraiu diversos atletas da  Região.

Shows de rock de bandas regionais agitaram a galera, cantando  diversos sucessos nacionais e internacionais. Durante a noite, o palco  foi comandado por artistas nacionais do trap e do funk: MC Caveirinha,  De La Cruz, MC Hariel e MC Davi.

O “sextou” também ficou diferente em Praia Grande com o projeto  #SextoucomSomnaPista! As noites de algumas sextas-feiras nas pistas de  skate da Cidade foram embaladas ao som de um DJ que comandou as  ‘pick-ups’. O projeto tem como objetivo oferecer ao jovem ainda mais  acesso à cultura e lazer de forma gratuita e ocupando espaços públicos.

E para finalizar o ano em grande estilo, o Circuito Skate e Surfskate  Caiçara trouxe muito esporte para a garotada. A competição acontece em  três etapas realizadas em finais de semana dos meses de outubro,  novembro e dezembro. As duas primeiras aconteceram nas pistas dos  bairros Samambaia e Quietude, respectivamente, e a última será nos  dias 16 e 17 de dezembro, na pista do Bairro Boqueirão. O Circuito  reuniu praticantes das duas modalidades e busca promover a valorização  dos atletas locais. Até o momento, mais de 150 atletas se inscreveram,  mediante a troca de uma lata de leite em pó de 380 gramas que serão  doadas ao Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande. Além de  proporcionar lazer e esporte, o evento promove a revitalização das  três pistas utilizadas na competição.

Para o subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell, os  resultados de 2032 superaram as expectativas. “Foi um ano excelente  para os jovens da nossa Cidade. Trabalhamos muito para trazer mais  oportunidades, entretenimento, esporte, cultura e educação para eles e  reforçamos sempre esse compromisso. Continuamos olhando para o  presente e não apenas para o futuro, sempre dando voz e ouvidos para  suas expectativas e demandas”, afirmou.