Saúde

Escolhas saudáveis para a Ceia de Natal

22/12/2023
Depositphotos

A vida não vai acabar em dezembro, faça boas escolhas para a ceia

O Brasil é um caldeirão de heranças gastronômicas dos povos que para cá vieram e a ceia de Natal está diretamente ligada à nossa formação. Levamos à mesa alimentos calóricos e pesados que não são adequados ao clima insuportavelmente quente desta época do ano no país, mais um bom motivo para evitar excessos no garfo e no copo. Com uma mesa farta de alimentos calóricos, ricos em gordura, sal e açúcar, fica difícil manter uma dieta saudável.

Em meio a tanta fartura à mesa, ainda é possível consumir pratos saudáveis? Para não descompensar sua saúde e nem brigar com a balança depois, a médica Louise Soares, especialista em emagrecimento e adequação nutricional, listou algumas dicas que permitem comer de tudo um pouco, mas de forma equilibrada.

– Separe as refeições no dia do Natal e Ano Novo para consumir alimentos e pratos típicos.

– As fibras ofertadas por vegetais, por exemplo, fornecem saciedade e amenizam aquela fome de leão. Durante o dia, queimamos mais calorias do que à noite. Por isso, na ceia, prefira as proteínas e as gorduras. Deixe os carboidratos e os doces para o almoço do dia seguinte. E ainda, não exagere no consumo de bebidas alcoólicas.

– Nas refeições de rotina, coma vegetais, proteínas e gorduras saudáveis. Deixe as guloseimas apenas para momentos de confraternização e os dias de festa.

Carnes
Peru, chester, tender. Esses são os três tipos de carne que costumam reinar nas festas de fim de ano, mas a nutricionista afirma que não é necessário fazer todos de uma vez, para não haver um excesso de proteínas no menu. Carnes de porco, como pernil e lombinho, e a bacalhoada podem ser uma forma de variar o cardápio.

Usar tempero caseiro e evitar óleo
Na hora de preparar as carnes e outros alimentos da refeição, Vânia também recomenda não comprar as opções já temperadas, pois os temperos naturais são mais saudáveis. Alguns deles são: alho, vinho branco, suco de laranja, cravo, ervas e especiarias mais fortes. Assar sem óleo é o mais adequado, já que o molho do tempero serve para ajudar no cozimento e na hora de dourar a carne.

Arroz
Com tantas opções no cardápio, quanto mais simples o arroz, melhor.  Mas, se quiser deixar o prato diferente, pode acrescentar passas e azeitona depois de o cereal ficar pronto. Como os carboidratos já estarão representados pelo arroz, o ideal é que a batata seja acompanhada de leguminosas ou frutas, pois o prato fica enriquecido.

Farofa
Outro item indispensável das ceias, a farofa pode ficar ainda mais interessante para o organismo, caso seja usado azeite no lugar da margarina em seu preparo, para reduzir a quantidade de gorduras. A mistura da farinha de mandioca com algumas colheres de farinhas de aveia e de linhaça faz ainda com que a quantidade de nutrientes aumente, já que elas são ricas em fibras, vitaminas, proteínas e ácidos graxos, como o Ômega 3.

Castanhas na casca
As castanhas são uma tentação traiçoeira, principalmente para aqueles que não prestam muita atenção nas quantidades consumidas e que adoram beliscar até a hora da refeição principal. Para evitar que esses abusos aconteçam, Vânia afirma que é válido comprá-las com casca e não salgadas. Assim, diante da dificuldade de quebrar o invólucro de uma noz, por exemplo, a chance de uma pessoa querer comer demais é menor.

Na sobremesa, menos leite-condensado e creme de leite 
Fora o tradicional panetone, as sobremesas costumam ser uma bomba de leite-condensado e creme de leite. Isso, claro, não é recomendado pela nutricionista. Apesar de não serem proibidos, esses ingredientes devem ser usados com moderação e, sempre que possível, e importante usar frutas nos doces.

Moderação no sal, açúcar e álcool

Quando o assunto é a saúde do coração, é preciso moderar no sódio, mas também reduzir o consumo de açúcar e álcool. O excesso de açúcar pode resultar em diabetes, obesidade e aumentar o nível de triglicérides, três fatores de risco que estão associados às doenças cardiovasculares.

A melhor opção seria tentar fazer escolhas mais saudáveis, como frutas ou fugir de sobremesas industrializadas, mas para aqueles que não conseguem abrir mão dos doces, a principal dica é buscar moderação.

“Ninguém precisa deixar de comemorar com prazer a data tão importante. Dá para preparar uma ceia, saudável, equilibrada e deliciosa”, comenta a nutricionista Rosana Perim, gerente de nutrição do HCor.