As escolas de Santos terão novas medidas, entre elas, um botão de alerta contra ataques e para o combate à violência. A Prefeitura da cidade anunciou essa e outras novidades, em conjunto com as Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal. Entre as principais ações estão o aperfeiçoamento dos sistemas de monitoramento; segurança particular desarmada dentro e armada fora das escolas, além do aumento do efetivo da GCM.
O botão de alerta, em princípio, funcionará por um aplicativo, onde professores ou outros servidores das escolas de Santos acionarão em situações de emergência. O dispositivo emitirá um alerta para o Centro de Controle Operacional, que por sua vez, acionará as forças de segurança imediatamente para as unidades. As equipes escolares receberão treinamento para uso do aplicativo.
Além disso, outro aliado ao combate à violência, o sistema de monitoramento por câmeras, já em operação nas escolas, funcionará 24 horas. Haverá disparo de alarme quando em qualquer tipo de invasão humana no entorno e no ambiente escolar.
“O monitoramento das escolas feito pelo CCO estava no esquema de alerta 1, focado na questão patrimonial das unidades, e agora, devido a este momento de exceção, passará ao nível 3 voltado à questão da segurança pública”, explicou o prefeito Rogério Santos.
A Prefeitura também buscará parcerias com universidades para encaminhar pessoal para atendimento psicológico nas escolas. Por fim, há previsão de abertura de concurso público e aumento da frota de veículos da Guarda Municipal.
LEIA TAMBÉM