Educação

Escolas de Guarujá terão impressoras 3D

28/06/2023
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Com foco na cultura maker, baseada na capacidade de qualquer pessoa criar e transformar objetos, a Prefeitura de Guarujá lança uma iniciativa inédita na quinta-feira (29/6). É o Projeto Escola do Futuro XYZ, que passa a fazer parte da rede municipal de ensino com a entrega de 90 novas impressoras 3D.

O evento será às 15h30, na Escola Municipal Lucimara de Jesus Vicente (Avenida Manoel da Cruz Michael, 343 – Santa Rosa) e faz parte da programação especial dos 89 anos de Emancipação Político-Administrativa da Cidade, celebrado em 30 de junho.

As novas impressoras 3D foram adquiridas pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Inicialmente, as 90 unidades são destinadas às escolas municipais que possuem o Ensino Fundamental II. Mais de 7.800 estudantes do 6º ao 9º ano utilizarão os equipamentos que também fazem parte das propostas atuais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para o desenvolvimento do projeto, a empresa responsável pelo sistema fornece todo suporte técnico e prático. Além da instalação e manutenção das impressoras, também capacita os educadores para sua utilização.

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, destaca que a tecnologia inovadora vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente escolar. “A proposta transforma o modelo tradicional de ensino e estimula o aprendizado criativo e colaborativo. É um importante investimento para que os nossos alunos se tornem protagonistas e aprimorem suas habilidades no mundo contemporâneo,” comemora o chefe do Executivo.