Esportes

Escola de Surfe Adaptado de Santos é destaque em Congresso na Espanha

01/04/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Idealizador da primeira escola pública de surfe do Brasil, o santista Cisco Araña participou, de 23 a 25 de março, do 1º Congresso Internacional de Surfe Inclusivo, realizado na cidade de Biscaia, na Espanha. A visita teve como objetivo mostrar o funcionamento da Escola Radical de Surfe, que há mais de 30 anos já beneficiou mais de 32 mil alunos, inclusive pessoas com deficiência e restrições motoras.

O projeto santista de surfe adaptado foi apresentado em três etapas. Juntamente com o terapeuta e membro da escola, Antônio Vasconcelos, Cisco exibiu filmes, fotos e documentos sobre a metodologia aplicada nas águas de Santos. Ainda durante sua estadia, realizou uma aula prática na Praia de Sopelana, onde aproveitou a oportunidade para doar pranchas adaptadas a dois projetos participantes do congresso – Maui Ola (Califórnia, EUA) e Barrika Surfe (Biscaia, Espanha). Os materiais foram doados pelo surfista Ítalo Ferreira, primeiro campeão olímpico da história da modalidade, e pelo projeto santista ‘Sonhando Sobre as Ondas’.

“Santos é uma referência mundial no surfe adaptado. Foi uma experiência linda mostrar ao mundo nossos métodos de ensino, além de estreitar a relação entre os países e cooperar com a doação de pranchas. Uma troca de experiências que vai contribuir muito com esses outros projetos”, salientou Cisco.

Ainda segundo Cisco, o incentivo da Prefeitura de Santos é fundamental para o fortalecimento da modalidade. “Vejo com grande alegria o apoio que recebemos da Secretaria de Esportes em diversos eventos internacionais. Isso fortalece o nosso trabalho e, inclusive, o nome de Santos é respeitado por países de primeiro mundo”, concluiu Cisco, primeiro surfista profissional do Brasil.

A viagem e a hospedagem de todos os participantes do 1º Congresso Internacional de Surfe Inclusivo foram custeadas pela organização do evento.