Saúde

Entenda a formação de gases no corpo e como evitá-la

19/10/2023
Entenda a formação de gases no corpo e como evitá-la | Jornal da Orla

A formação excessiva de gases no corpo é um sintoma comum que afeta muitas pessoas, frequentemente resultando em constrangimentos e desconforto. A sensação de inchaço abdominal e a necessidade de aliviar a pressão são experiências que, infelizmente, são familiares para muitos. Mas o que causa essa acumulação de gases e como podemos evitá-la?

Os gases que se formam no intestino são produzidos pelas bactérias presentes na flora intestinal. No entanto, o excesso de gases geralmente está relacionado à dieta. Consumir em excesso alimentos ricos em açúcar e proteínas animais, como carne, ovos e peixe, pode levar à fermentação desses alimentos no intestino. Isso resulta na produção de gases, como o gás carbônico, nitrogênio, hidrogênio e metano. O enxofre também pode contribuir para o mau cheiro dos gases, especialmente quando se consome carne.

Dicas para evitar a formação excessiva de gases:

  1. Evite o consumo excessivo de açúcar e proteínas animais, especialmente após os 30-35 anos.
  2. Evite o uso frequente de antibióticos e antiácidos, que podem prejudicar a flora intestinal. Se necessário, use probióticos para repor as bactérias benéficas.
  3. Evite alimentos que você sabe que aumentam a formação de gases, como feijão, batata, brócolis, couve-flor, repolho e lentilhas.
  4. Coma com calma e evite a pressa, pois comer rapidamente pode levar à ingestão excessiva de ar e à formação de gases no estômago.