Na última semana, a Prefeitura de Santos concluiu a obra da encosta no Morro José Menino. A estabilização irá garantir maior segurança para os moradores e pedestres. Nesse trecho de solo instável, entre a linha do VLT e a Rua 1 identificado em laudo da Defesa Civil, foram utilizadas duas técnicas de engenharia para contenção da encosta: solo grampeado verde e aplicação de concreto projetado.
“Também foi construído um de sistemas de drenagem superficial, com caneleta e escada hidráulica, para controle e direcionamento das águas pluviais, evitando que ocorram erosões e outros problemas no solo”, afirmou o engenheiro civil Carlos Barros, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, responsável pela obra.
A técnica de contenção que foi utilizada na encosta do José Menino foi, o solo grampeado verde envolvido na fixação de uma grade na rocha e instalação de geomanta flexível. Oferecendo estabilidade no terreno e garante um acabamento mais qualificado devido ao revestimento de grama.
De acordo com o engenheiro, foram utilizados 6.312m de barras de aço com 10 centímetros de diâmetro para solo grampeado e mais 1.788m, com a mesma especificação, para instalação na rocha. Também foram instalados 491m de drenos horizontais profundos em solo e outros 90m em rocha, destinados a retirar o excesso de água no interior do morro, aliviando a pressão sobre a encosta.
“Na sequência, foi assentada uma armadura em tela soldada de aço, estrutura que garantirá maior resistência, durabilidade e qualidade à construção, evitando o surgimento de fissuras no concreto projetado aplicado na encosta,” prosseguiu o engenheiro. A armadura, com cerca de duas toneladas, recebeu 80m³ de concreto projetado.
Os serviços estiveram a cargo da empreiteira Fortnot, vencedora da concorrência pública, e representam um investimento de R$ 6.591.160,30, sendo R$ 4.215.000,36 provenientes de verbas do governo estadual e o restante, do orçamento municipal.