Saúde

Enchentes elevam o risco de doenças como leptospirose

17/05/2024
freepik

Grandes inundações oferecem riscos imediatos e futuros à saúde para as pessoas que vivem próximo à região do desastre. Entre os perigos estão as infecções, como a leptospirose e a dengue. Além disso, o ambiente com entulhos e destroços aumenta o risco de acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras.

O cuidado não deve ser só com o bem-estar físico, mas também com o mental. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para ajudar as pessoas atingidas por desastres a enfrentarem esse momento tão difícil. Seguir as orientações das autoridades locais, como defesa civil e corpo de bombeiros, é fundamental.

Em situações de emergência, é essencial tomar cuidado com a água, alimentos e com a higiene. Muitas doenças podem ser transmitidas, como a leptospirose, o tétano, a hepatite A, doenças diarreicas agudas, entre outros.

É fundamental que se evite contato com as águas das enchentes. Caso isto seja inevitável, é recomendável permanecer o menor tempo possível na água ou na lama. Não deixe que crianças nadem ou brinquem na água e na lama das enchentes, pois, além do perigo das enxurradas, elas podem ficar doentes. Evite manusear objetos que tenham sido atingidos pela água ou lama. Proteja os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos.

Jogue fora medicamentos e alimentos (frutas, legumes, verduras, carnes, grãos, leites e derivados, enlatados etc.) que entraram em contato com as águas da enchente, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados, pois, ainda assim, podem estar contaminados.

Lave bem as mãos antes de preparar alimentos e ao se alimentar. Procure beber sempre água potável, que não tenha tido contato algum com as enchentes, e a utilize no preparo dos alimentos, especialmente das crianças menores de um ano.

Se sua casa for atingida pela enchente, após o recuo da água providencie a limpeza e desinfecção dos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos. Usando luvas, botas de borrachas ou outro tipo de proteção para as pernas e braços (como sacos plásticos duplos), descarte para a coleta pública tudo o que não puder ser recuperado e remova – com escova, sabão e água limpa – a lama que restou nos ambientes, utensílios, móveis e outros objetos da casa.

Olho:  Caso sua casa tenha sido atingida pela enchente, evite o contato com objetos e alimentos atingidos pela lama e utilize um preparo de duas gotas de água sanitária por litro de água para fazer a limpeza da casa.