Educação

Embaixadores do Século XXI aprendem mais sobe a Antártida

28/05/2024
Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

Alunos do projeto Embaixadores do Século XXI, da UME João Papa Sobrinho (Gonzaga), tiveram uma tarde diferente no Lar das Moças Cegas. Eles conheceram as dependências da instituição e participaram de uma palestra sobre a importância da Antártida.

Para que conhecessem a instituição, eles participaram da Vivencia Dirigida, onde puderam aprender sobre o braile e, com faixas nos olhos, jogaram capoeira e simularam o cotidiano na instituição.

Descrevendo tudo o que já viu em suas visitas à Antártica, a palestrante, bióloga e doutora em ciências ambientais Francyne Elias levou um globo terrestre em alto relevo, dois pinguins de pelúcia de diferentes espécies e uma roupa térmica para que os alunos tivessem uma melhor experiência.

O projeto tem o objetivo de despertar nos estudantes uma consciência voltada para as questões ambientais, por meio de diversas ações, em consonância com as metas 4, 12, 13 e 14 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), com a Década do Oceano (2021 – 2030) e com a lei municipal 3.935/2021, que prevê a inserção de assuntos sobre o mar no currículo das escolas, de maneira transversal. A iniciativa envolve 16 alunos dos quartos e quintos anos da unidade, escolhidos por meio de votação.