Conteúdo Patrocinado Esportes

Em 5º nas Eliminatórias, seleção brasileira enfrenta desafios

26/09/2024
Em 5º nas Eliminatórias, seleção brasileira enfrenta desafios | Jornal da Orla

As últimas duas rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas mostraram que o Brasil ainda está longe de apresentar evolução. Depois do vexame na Copa América, a seleção pena para garantir sua vaga à próxima Copa do Mundo. Será que a amarelinha corre o risco de, pela primeira vez, ficar fora da disputa? Se você gosta de fazer previsões esportivas, clique Código promocional 1xBet para saber mais e dê os seus palpites.

Os dois últimos compromissos do Brasil terminaram com uma vitória magra, em casa, contra Equador (1 a 0) e uma derrota para a fraca seleção do Paraguai, pelo mesmo resultado, em Assunção. 

Dorival Júnior e seus comandados terão, agora, de enfrentar as seleções do Chile (fora, 10/10) e Peru (casa, 15/10). O treinador, inclusive, já fez a lista dos 45 pré-convocados para os confrontos, mas apenas 23 serão chamados para defender o Brasil.

O cenário para a seleção brasileira continua complicado. Afinal, a equipe amarga a quinta colocação nas Eliminatórias, com oito pontos a menos do que a líder Argentina. Além disso, o Brasil só tem um ponto a mais do que a Bolívia, oitava colocada e primeira seleção fora da zona de classificação para a Copa do Mundo ou repescagem.

Risco de ficar fora da Copa do Mundo?

Olhando para a tabela de classificação das Eliminatórias, o risco de a seleção brasileira ficar, pela primeira vez, fora da Copa do Mundo é real. Para a sorte do Brasil, porém, seleções como a própria Bolívia, o Chile e o Peru são muito fracas.

Além disso, são dez seleções na disputa e seis garantem vaga direto ao Mundial, enquanto a sétima ainda vai para a repescagem. Portanto, com uma quantidade generosa de vagas para a competição, é difícil imaginar, mesmo com o futebol que vem apresentando, que a seleção brasileira não irá se classificar para a Copa do Mundo de 2026.

De todo modo, todo cuidado é pouco daqui em diante. Afinal, o lado psicológico é determinante no futebol e, se o Brasil tiver mais alguns tropeços, o cenário irá se complicar consideravelmente e, com uma enorme pressão, a situação poderá sair do controle.

As duas próximas rodadas, portanto, serão determinantes para o futuro da seleção brasileira. Será que a equipe comandada por Dorival Júnior conseguirá mostrar evolução? Isso é o que o torcedor espera, pois há muito tempo o Brasil vem devendo um bom futebol.

Próximos jogos do Brasil

Chile x Brasil

Data: 10/10

Local: Santiago, Chile

Brasil x Peru

Data: 15/10

Local: Brasília, Brasil

Tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas

  1. Argentina | 18 pontos
  2. Colômbia | 16 pontos
  3. Uruguai | 15 pontos
  4. Equador | 11 pontos
  5. Brasil | 10 pontos
  6. Venezuela | 10 pontos
  7. Paraguai | 9 pontos
  8. Bolívia | 9 pontos
  9. Chile | 5 pontos
  10. Peru | 3 pontos