Uma tradição de quase 180 anos, as eleições nos Estados Unidos são sempre realizadas na terça-feira, após a primeira segunda feira de novembro. Este ano, a primeira segunda-feira do mês será no dia 4, logo, as eleições ocorrerão no dia 5. O atual vice-presidente do Partido Republicano, Donald Trump disputará a candidatura com a candidata Kamala Harris, do Partido Democrata.
Há uma lei, aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, em 1845 onde escolheram novembro como o mês das eleições para coincidir com o período pós colheita. O clima também foi levado em consideração, pois em novembro o pais já está no Outono, período marcado por temperaturas mais amenas e o frio menos intenso. Com isso, aumentaria a participação da população na votação.
Na época, a maioria dos moradores eram cristãos, por isso o domingo não seria um dia ideal pois era o dia escolhido para ir à igreja. Os eleitores também precisavam viajar longas distâncias para comparecer aos centros de votação, muitos saiam de casa com um dia de antecedência.
Alguns movimentos começaram a surgir, nos últimos anos alegando que a sociedade mudou e pedindo que as eleições aconteçam no final de semana. Eles dizem que em um sábado ou domingo contribuiria para o comparecimento dos trabalhadores, tendo em vista que o voto no país não é obrigatório. Como forma de incentivar a participação da população, em alguns estados, as urnas são abertas semanas antes para que os eleitores já consigam votar. Em algumas regiões, também há possibilidade dos eleitores votarem pelo correio