Sala de Ideias

Educação Espacial – Transformando a ficção em realidade

27/06/2022
Educação Espacial – Transformando a ficção em realidade | Jornal da Orla

Jefferson Michaelis

Como um Centro de Pesquisa de Educação Espacial nos EUA está formando os futuros cientistas e exploradores espaciais no Brasil

Desde antes do lançamento do icônico filme Star Wars em 18 de novembro de 1977, o gênero da ficção científica sempre deixou uma dúvida no imaginário de parte da humanidade: quando a viagem espacial estará ao alcance de todos?

Mais do que só imaginar, há mais de 10 anos atras, aceitei um dos maiores desafios de minha vida. Aceitei o convite para fazer parte de uma equipe incrível, que decidiu implementar um projeto global pioneiro, a educação espacial, e que atualmente se torna parte integrante de algo que está transformando gerações!

Hoje, tornamos aquele projeto pioneiro, uma realidade, por meio da atuação do KSCIA – International Space Academy, Centro de Pesquisa de Educação Espacial, com sede no Space Life Science Laboratory/Cabo Canaveral – EUA, a primeira organização especializada no desenvolvimento de programas educacionais espaciais hands on e Project based learning (mão na massa e aprendizado baseado em projetos).

Liderando uma NOVA era na Educação Global

Como somos pioneiros em desenvolver um conteúdo atualizado que aborda o conceito “Space Education” para dentro das escolas, nossa equipe conseguiu quebrar paradigmas e iniciar parcerias com instituições de ensino para implementação de programas que integram os pilares do STEM (Science, Technonogy, Engineering, Math) aliado ao nosso conhecimento adquirido através de mais de 50 anos de exploração espacial.

Creio que graças ao protagonismo de uma equipe super visionaria aliada a muita inovação, hoje somos um importante marco na iniciativa chamada “New Space”, movimento que engloba uma nova era de organizações e empresas comerciais, que não só exploram as gigantescas oportunidades da nova área espacial, mas juntos criamos milhares de possibilidades em tudo que é relacionado ao New Space.

No caso do KSCIA, além do conteúdo espacial, contamos com um completo time de especialistas além de organizações parceiras nos Estados Unidos e, dessa maneira, é capaz de gerar impactos de fomento, motivando estudantes a seguirem as novas carreiras na área espacial, incentivando também a terem acesso a programas de estágios espaciais, pois um dos principais objetivos de nossa equipe além do Space Education, é também “fomentar o interesse de estudantes pela carreira espacial, além de muitas outras oportunidades que se apresentam em âmbito global para aqueles que estiverem preparados. Seja para atuarem como cientistas, pesquisadores, designers ou até mesmo em profissões que ainda nem existem.

Você já ouviu falar em “Space education”?

Nestes últimos anos, com a chegada das empresas privadas, estamos vivenciando uma nova era na exploração espacial. Este novo momento trouxe muitas oportunidades, mas também evidenciou a necessidade de se formar uma nova geração de “exploradores espaciais”.

Pois é exatamente através da “educação espacial”, integrando os pilares do STEAM com a magia da exploração espacial, que jovens talentos estão sendo despertados.

Um programa de Educação Espacial completo

Como somos pioneiros na área do “New Space”, gradativamente estamos presenciando a expansão do KSCIA pelo mundo, e constatamos que a iniciativa está se tornando uma parceira forte de fomento na área de educação para escolas do ensino fundamental e médio no Brasil.

Ao longo destes 10 anos de atuação, já realizamos parcerias com escolas em vários países, onde estudantes de 14 a 17 anos com base no mérito (notas, nível de Inglês, talento nas áreas de ciência e tecnologia) tem a oportunidade de participarem do International Journey of Science & Technology, um programa 100% focado em Ciência, Tecnologia e na área espacial, onde jovens estudantes vivenciam uma semana de imersão com muito aprendizado com aulas de robótica, plants in space, astrobiologia, ciência por trás dos foguetes e ainda tem a chance de conversar e trocar conhecimento com especialistas de empresas relacionadas à exploração espacial. São mais de 40 horas de atividades hands on e PBL, onde ao final do programa, os alunos recebem o tão sonhado certificado internacional emitido pelo KSCIA.

Com o crescimento exponencial do novo programa espacial (New Space), e a dedicação de uma equipe super inovadora, tenho certeza de que criaremos ainda mais oportunidades para as novas gerações, oportunidades antes só imaginadas na ficção.

Jefferson Michaelis é presidente da Fundação Michaelis para Educação Global e conselheiro Sênior do KSCIA International Space Academy, Centro de Pesquisa de Educação Espacial. Como conselheiro do KSCIA, Michaelis está engajado no desenvolvimento de projetos educacionais inovadores Espaciais (New Space) e STEM, em colaboração com as principais organizações nos Estados Unidos, fomentando assim novas inovações globais e oportunidades na área da indústria espacial