Santos

Educa Santos TV terá programas produzidos pela Fundação Padre Anchieta

01/11/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

O projeto Educa Santos TV entrou numa nova fase, com a assinatura de contrato entre a Prefeitura e a Fundação Padre Anchieta, para produção audiovisual de programas educacionais que serão transmitidos no canal aberto 48.3, da TV Cultura Litoral.

O acordo foi assinado na tarde desta terça-feira (31), no Paço Municipal. O material já começou a ser produzido. No total, serão 456 vídeos e programas e 202 vídeos curtos de até um minuto, de conteúdo educacional alinhado com o Currículo Santista e com projetos e programas da Secretaria de Educação.

A partir desta parceria, o Projeto Educa Santos TV inicia mais uma etapa com conteúdo ainda mais especializado, contemplando práticas pedagógicas, projetos e ações da Secretaria de Educação, incluindo a formação de professores. A programação atenderá a todas as faixas de idade.

A Fundação Padre Anchieta é mantenedora da TV Cultura de São Paulo, rede pública de televisão, reconhecida por programas educativos transmitidos em todo o País.

Para o diretor presidente da instituição, José Roberto Maluf, a parceria é fundamental para uma educação de qualidade. “Meu sentimento é de alegria, pois é uma honra muito grande nos terem escolhido para participar desse projeto, que é muito importante para o Município. Devemos priorizar a televisão gratuita e de qualidade, já que muitos alunos sem acesso à internet foram prejudicados durante a pandemia. Por ser televisionado, acaba sendo para todos aqueles que tiverem interesse, principalmente para as famílias dos alunos, que podem assistir junto com o estudante”.

Para o prefeito Rogério Santos, “a parceria é importante para uma educação de qualidade e, com a Fundação Padre Anchieta, vamos fornecer conteúdo de valor para os nossos alunos. A TV educativa faz parte do meu plano de governo e levará a educação para dentro das casas santistas”.

A Secretária de Educação, Cristina Barletta, comemorou o início da nova fase. “Sempre bom contar com a parceria de profissionais qualificados para a produção do conteúdo que, entendemos, ser o mais adequado para nossos alunos”, comentou Barletta.

Em razão das experiências vivenciadas com a pandemia de covid-19, a ideia de ter um canal em TV aberta veio como alternativa para a transmissão de conteúdos pedagógicos diversos de maneira gratuita e democrática. Em novembro de 2021, foi assinado o acordo de cooperação com a Fundação Costa Norte, afiliada da TV Cultura Litoral. Em dezembro do mesmo ano, no canal 48.3, foi ao ar o primeiro programa. Em 2022, foram produzidos e transmitidos outros 11 programas institucionais, que trouxeram informações sobre as escolas, projetos e ações especiais. Além de ter sido veiculada no canal 48.3, esta programação também está no canal do YouTube do projeto.

No canal 48.3, a Secretaria de Educação dispõe dos seguintes horários de transmissão: segundas, quartas e sextas-feiras, 9h às 11h, 14h às 16h e 18h às 21h; terças e quintas-feiras, 12h às 14h; aos sábados, 9h às 11h e 14h às 16h.