Sala de Ideias

E se você ficar uma semana inteira sem comer carne?

31/03/2023
Depositphotos

Carolina Sobreira Tunu

Dia 20 de março é comemorado o dia mundial sem carne: um convite para experimentar os benefícios de uma alimentação à base de plantas. Deixando de comer alimentos de origem animal por 1 único dia, já geramos um impacto ambiental muito positivo: poupamos 24 m² de terras, reduzimos 11kg de CO², economizamos 8kg de grãos e 60 litros de água dos reservatórios de água doce.

Uma alimentação à base de vegetais, não somente impacta positivamente o planeta, como também é uma forma efetiva de cuidar da saúde. Uma dieta rica em carnes processadas (como salsichas, bacon, embutidos) e excesso de carnes vermelhas, elevam o risco de câncer colorretal, por exemplo, enquanto dietas ricas em frutas, verduras, grãos integrais e leguminosas exercem efeito protetor.

Mas e as proteínas? Calma!!! Pessoas que aderem a uma alimentação sem carnes ou derivados de animais não sofrem nenhum prejuízo quanto a isso, desde que o consumo por fontes vegetais esteja ajustado. Por isso, as leguminosas são extremamente importantes e não devem ser deixadas de lado: feijões de todos os tipos, grão-de-bico, lentilha, ervilha, soja e seus derivados serão as fontes proteicas vegetais.

Uma alimentação vegetariana, portanto, é segura para sua saúde e para a saúde do planeta. Que tal repensar seus hábitos e, aos poucos, implementar opções que busquem reduzir o consumo de carnes e derivados no seu dia-a-dia? Uma boa nutricionista pode te ajudar!

*Carolina Sobreira Tunu – CRN 78041/P

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.