A primeira convocação do técnico Dorival Júnior, da Seleção Brasileira, para os amistosos contra Inglaterra e Espanha trouxe algumas surpresas em meio aos nomes já consolidados com a amarelinha.
Defendendo as redes, Dorival, convocou o já experiente e atual campeão da Champions League pelo Manchester City, Éderson. Além dele, Bento (Athletico – PR) retorna à seleção e o estreante Rafael, do São Paulo, atual campeão da Copa do Brasil.
Na zaga, mais dois nomes novos: o zagueiro brasileiro mais caro da história, Lucas Beraldo (PSG) e Murilo, do Palmeiras. Junto deles, o xerife Marquinhos (PSG) e Gabriel Magalhães (Arsenal). Nas laterais, o jovem Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo), Wendell (Porto) e Danilo (Juventus).
O meio-campo de Dorival é quase totalmente formado por jogadores que atuam na liga inglesa. Com a exceção dos volantes André (Fluminense) e Pablo Maia (São Paulo), todos os outros estão na Premier League. Casemiro (Man. United), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Andreas Pereira (Fulham).
No ataque, algumas polêmicas. Apesar da atuação abaixo do esperado e da lesão sofrida, o centroavante Richarlison (Tottenham) foi mantido na lista e o ponta-direita Raphinha (Barcelona) , que também performou de maneira apagada em suas últimas atuações com a camisa canarinho. Os atacantes Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Rodrygo (Real Madrid), Vinícius Jr. (Real Madrid) e Savinho (Girona) completam a lista dos 26 convocados.
O treinador destacou que nenhuma mudança pode ser feita de maneira radical e que tudo deve ocorrer de maneira contínua e pautada em cima do desempenho dos atletas ao longo dos anos. “Temos de ter cuidados sempre, mexemos com profissionais de excelente nível, cada um deles buscando um espaço e é natural que dos muitos nomes levantados só podemos contar com 26 num primeiro momento”, afirma Dorival.
O amistoso com a Inglaterra está marcado para o dia 23, em Londres, no estádio de Wembley, enquanto a Espanha será a adversária dia 26, no Santiago Bernabéu, em Madrid.