A eleição presidencial entra na reta final em um clima beligerante, com troca de acusações entre os dois candidatos, Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, e Lula da Silva (PT), e com as pesquisas indicando um resultado apertado.
A vantagem do candidato petista diminuiu nos últimos dias, conforme mostram as pesquisas, e a equipe do presidente fala em uma “virada” que seria inédita e histórica.
Levantamentos divulgados durante a semana pelos principais institutos de pesquisa mostram que a vantagem de Lula varia de 2,6% a 8%. Mas já foi bem maior, o que explica o clima de tensão e acirramento registrado nos últimos dias.
Expectativa para o debate na Globo
A disputa equilibrada e o tiroteio entre as duas campanhas contribuem para aumentar a expectativa para o último debate entre os dois candidatos, que acontece na noite de sexta-feira (28) na Rede Globo.
O primeiro debate no segundo turno entre Bolsonaro e Lula, na Band, foi marcado por uma intensa troca de acusações, mas sem atingir um nível de violência que chegou a ser temido por representantes das duas campanhas.
Resta saber como será o debate na Globo que, por sua enorme audiência e por ocorrer a apenas três dias da eleição, pode ser decisivo para definir quem ocupará a presidência a partir de 1º de janeiro de 2023.