Economia

Inflação galopante vai influenciar voto do santista, revela DataOrla

13/05/2022
Edison Carpentieri/Jornal da Orla

Pesquisa realizada pelo Instituto DataOrla, a pedido do Jornal da Orla, revela que a disparada dos preços será um fator muito importante na eleição deste ano. Foram consultados 800 eleitores presencialmente entre os dias 2 e 5 de maio em todas as regiões de Santos. Os critérios utilizados, cotas de sexo, idade, escolaridade e bairros, foram observados, seguindo dados fornecidos pelo IBGE e TSE.

Quando questionados sobre o peso da disparada dos preços na hora do voto, 58% dos santistas disseram que o fator será “muito importante” na hora da escolha do futuro presidente. Para outros 25% será “importante” e apenas 5% consideraram “pouco importante”. Outros 11% consideram que os preços altos não vão influenciar o voto e 1% não soube responder.

A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Diretor do DataOrla, e responsável pela pesquisa, o cientista político Jairo Pimentel afirma que a pesquisa mostra que o santista vem sofrendo com a escalada dos preços e que isso pesa contra o governo federal, “visto como o principal responsável pela situação atual”.
Segundo Pimentel, “no contexto eleitoral, essa atribuição de responsabilidade apresenta um viés negativo para o presidente Jair Bolsonaro, sobretudo em um contexto de polarização eleitoral onde a eleição tem características plebiscitárias”.

35% consideram governo federal maior responsável pela inflação

O governo federal é o principal responsável pela disparada da inflação segundo 35% dos eleitores consultados. Outros 24% apontam a pandemia da Covid e 12% atribuem a elevação dos preços aos altos impostos cobrados dos brasileiros.

Já para 8% dos santistas a guerra da Ucrânia é o principal fator pela inflação descontrolada. O governo do estado é o responsável para 5%, enquanto 3% consideram os juros altos cobrados pelos bancos como fator determinante para a disparada dos preços. Apenas 1% dos consultados atribui a responsabilidade à Prefeitura de Santos. Outros 5% não responderam e 7% não souberam determinar responsabilidade pela inflação.

94% sentem alta descontrolada

O aumento descontrolado da inflação, que atinge todas as classes sociais, foi sentido por 94% dos moradores de Santos, para quem os preços “têm aumentado muito”. Outros 4% acreditam que os preços “aumentaram um pouco” e apenas 1% acha que os produtos não subiram de preço.

Pelo o que o(a) sr(a) pode perceber nos últimos meses o preço dos produtos e a inflação:

E quanto a inflação e alta de preços será importante para o(a) sr(a) decidir o voto para presidente na próxima eleição. Será:

Na sua opinião, qual fator é o principal responsável pela situação da inflação hoje em primeiro lugar? E em segundo lugar?