Saúde

Disk Amamentação orienta mães em Santos

28/08/2023
Freepik

Uma estratégia emergencial que se tornou um atendimento permanente. Esse é o Disk Amamentação, criado em 2020, no período mais crítico da pandemia de covid-19, quando não era possível realizar atendimento presencial às mães e aos bebês. Os resultados foram tão positivos que o programa de atenção remota se mantém até hoje, de forma gratuita para qualquer moradora de Santos, mesmo que não seja acompanhada pelo SUS. Além das gestantes e puérperas, profissionais de saúde também podem tirar dúvidas.

Para participar, basta enviar mensagem no WhatsApp (13) 98172-3072 –  das 8h às 17h. O serviço funciona diariamente. Caso ocorra alguma dificuldade que não possa ser resolvida pelo aplicativo, a paciente é encaminhada para policlínica de referência do seu local de moradia. São realizados de 6 a 10 atendimentos por semana, com capacidade de ampliação.

“Através desse canal as mães podem ter um respaldo e um acompanhamento, mesmo aos finais de semana. Às vezes, uma dúvida simples como a posição da amamentação ou o motivo do peito estar dolorido pode se resolver pelo telefone e elas não ficam desamparadas”, explica Andressa Martinez, Articuladora do Aleitamento Materno da Secretaria da Saúde.