Música

Didi Gomes celebra a vida cantando

10/03/2023
Didi Gomes celebra a vida cantando | Jornal da Orla

A voz poderosa, com timbres fortes, e a alegria contagiante são as marcas registradas da cantora Didi Gomes, que neste começo de ano tem vários motivos para comemorar: além do aniversário, neste domingo (12), ela ainda celebra a conquista da escola de samba Mocidade Alegre, campeã do Carnaval paulistano.

Aliás, ela comemora a aniversário como gosta e sabe fazer melhor: cantando, em apresentação neste domingo (12), às 19h30 no Brisamar Shopping (rua Frei Gaspar, 365, São Vicente).

A música está entrelaçada na vida de Didi Gomes. “Venho de família de músicos, meu avô era cavaquinista, meu pai também”, explica. Ela é filha de Ayrton Gomes, do grupo Chorões Santistas. A cantora recorda que, ainda pequena, por volta de 9 anos, acompanhava o pai nas apresentações do lendário Chão de Estrelas.

Antes da carreira musical, Didi trabalhou como registradora de caixa, vendedora em loja de matérias de construção, lanchonete de fast-food, hotéis… “Mas vi que meu caminho era musical”.

A relação de Didi Gomes com o Carnaval é indissociável. Desfilou por diversas escolas de samba, onde ajudou a conquistar títulos, como o da Vai-Vai em São Paulo (2015), Unidos dos Morros, em Santos (2016); e Mocidade Independente de Padre Miguel, no Rio (2017). Este ano, participou do desfile da campeã do Carnaval paulistano da Mocidade Alegre, que conquistou o título por uma diferença de apenas um décimo de ponto (270, contra os 269,9 da Mancha Verde).

Desfile marcante, e que deu mais visibilidade à já brilhante carreira de Didi, foi o da Vai-Vai em 2015, quando ela interpretou ninguém menos que Elis Regina.

Didi recorda como surgiu o convite para desfilar pela Vai Vai. Em 2010, conheceu a Ação do Coração, idealizada pelo ator Alexandre Camilo, e se apresentou no evento durante diversos anos, até que em 2014 participou do show de calouros do programa Raul Gil. O vídeo da apresentação foi parar na Vai-Vai e ela foi convidada para conhecer e desfilar pela escola.

A cantora lembra que ficou surpresa quando foi informada que incorporaria, literalmente, Elis Regina. “Fui para brincar o carnaval e parei na ala musical. A princípio, quem ia fazer o alusivo era a Maria Rita (filha de Elis), mas ela acabou abriu a escola na comissão de frente. Foi um momento muito mágico. Cantei “Maria, Maria” quase desmaiando de choro”.

Mago do cavaquinho

Para acompanhar uma cantora como Didi Gomes, é fundamental um músico talentoso como o cavaquinista Osvaldinho do Cavaco. Discípulo de Zinomar Pereira, ele desenvolve seu estilo baseado na técnica de Waldir Azevedo (autor de “Brasileirinho”). Músico extremamente requisitado, Osvaldinho já fez apresentações com ícones da música brasileira como Hamilton de Holanda e João Bosco. O que talvez poucos saibam é que ele divide sua agenda musical com sua atuação como advogado. “São duas paixões, a Música e o Direito”.

Confira entrevista, com direito a canja, com Osvaldinho do Cavaco e Didi Gomes ao Orlaplay: