Mesmo que o desempenho do aluno durante o curso tenha sido excelente, concluir a faculdade ou mesmo um curso técnico não é garantia de conseguir um trabalho. É preciso ter uma boa apresentação para ter sucesso em processos seletivos de trabalho. Confira cinco dicas oferecidas pela professora Míriam Rodrigues, coordenadora de Apoio Acadêmico e Tecnologia Educacional (CEDUC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
-
Estruture seu currículo
Elabore um currículo sucinto de não mais que duas páginas; insira fotografia apenas quando for solicitado; e foque em suas competências e habilidades, incluindo elementos relacionados a idiomas, conhecimentos em tecnologia e trabalho voluntário.
-
Dê atenção para suas redes sociais
É cada vez mais frequente, e até natural, a busca — por parte das empresas — de informações sobre candidatos nas redes sociais. Desta forma, é fundamental não disponibilizar fotos ou informações que possam desfavorecer seu perfil num processo seletivo. O LinkedIn é uma grande ferramenta para investir nesse quesito.
-
Realize testes de habilidades
Existem vários testes disponibilizados ao público em geral, mas é importante conhecer suas origens e fundamentos para não cair na armadilha da superficialidade ou ainda de conclusões precipitadas ou infundadas. O autoconhecimento é um elemento fundamental e uma autoanálise, e a busca de feedbacks sinceros, contribuem muito neste sentido.
-
Trabalhe sua rede de relacionamentos
Nossa rede de relacionamentos é algo que construímos ao longo de nossa vida, mas um ponto importante a ser destacado, segundo a coordenadora, é ter frentes em diferentes instâncias, tanto físicas quanto virtuais. Além disso, é interessante nutri-las, ou seja, é válido lembrar que nossos relacionamentos precisam ser cuidados e cultivados.
Assim, muita atenção a “estar presente” e “se fazer presente”, em eventos, reuniões de diferentes naturezas para que, de maneira natural, os relacionamentos criados e mantidos possam repercutir de maneira positiva na esfera profissional.
-
Foque nas atitudes abaixo quando for realizar entrevistas
Não vá para a entrevista pensando que será uma conversa informal, então fique atento aos cuidados necessários:
Mesmo que a entrevista seja virtual, é fundamental não descuidar de sua vestimenta. Num primeiro momento, a discrição é o mais indicado; faça uma pesquisa sobre a empresa em questão antes da entrevista, é sempre positivo demonstrar esse interesse; tenha atenção à linguagem utilizada, evitando as gírias, por exemplo; procure atentar-se ao que foi perguntado, respondendo de maneira objetiva, positiva e segura; estabeleça uma atitude empática com o entrevistador: olhar nos olhos, aperto firme de mão (quando houver); seja sincero, bem-humorado e verdadeiro.
Não esqueça que a pontualidade é fundamental!