Casa e Decoração

Dicas para a cozinha perfeita

28/05/2022
Dicas para a cozinha perfeita | Jornal da Orla

Definição de união, aconchego e carinho, a cozinha é um ambiente que se destaca em todo projeto. O lugar de encontros, sorrisos, conversas e convívio familiar entrega uma atmosfera única que embala momentos inesquecíveis. Para isso, tudo deve ser pensado com o intuito de proporcionar um espaço agradável, funcional e personalizado às necessidades de cada família.  A arquiteta Alessandra Gandolfi dá algumas dicas a quem deseja reformar ou está projetando sua cozinha. Confira:

 

Praticidade na cozinha

 Cozinha e praticidade são sinônimas. Hoje em dia, o mercado oferece diversos acessórios que contribuem para a organização milimétrica de todo cantinho desse cômodo: desde organizadores de temperos, talheres, panelas, marcenarias planejadas com gavetões, basculantes, portas e gavetas vazadas, até divisórias estratégicas, lixos embutidos, torre de fornos, cooktops e muito mais. Tudo tem que estar à mão, para que a arte de cozinhar seja um prazer.

 

Dicas para cozinha

A marcenaria planejada é uma aliada na hora de projetar uma cozinha funcional | Foto: Marcelo Stammer

 

“Além disso, também é essencial utilizar materiais que sejam fáceis para a manutenção no dia a dia e que garantam a segurança do ambiente, como pisos não escorregadios e superfícies laváveis, por exemplo” destaca Alessandra.

 

O que devo usar nas superfícies?

Para cada estilo e necessidade, existe um tipo ideal de revestimento a ser aplicado em tampos e bancadas de cozinhas. Se o seu perfil privilegia a otimização e a agilidade, o ideal são as superfícies ultracompactas, como o Dekton          e o Laminatto. Além de não manchar, estes materiais sintéticos são super modernos e contam com tecnologia para suportar bem o calor, sendo extremamente resistentes e duradouros.

Os Quartzos (Caesarstone – empresa israelense que se dedica à produção e comercialização de Quartzos desde 1987) e Silestones são alguns dos minerais mais duros encontrados na Terra, ou seja, cumprem muito bem o desempenho esperado para as bancadas e ainda oferecem diversas cores em tons lisos que dialogam perfeitamente com o décor.

 

Dicas para cozinha

Cozinha revestida em Mármore Branco Paraná Calacatta Lótus | Foto: Eduardo Macarios

 

Os Granitos são funcionais e cumprem bem a função, são opções que atraem pelo custo/benefício, porém têm uma estética bem característica que pode não harmonizar com o restante do projeto.

Para quem deseja variedade, o porcelanato pode ser uma opção. Com diversas estampas, texturas e acabamentos, o material vem sendo muito usado na hora de revestir as bancadas, agregando praticidade na limpeza do dia a dia e durabilidade ao projeto. No entanto, a mão de obra para esse tipo de aplicação deve ser bem especializada par garantir o resultado desejado.

Por fim, os Mármores são os menos indicados para esse tipo de composição, com exceção do Mármore Branco Paraná. Com uma resistência muito similar ao Granito, o Mármore Paraná é um material muito bonito que pode ser usado em cozinhas, desde que seja impermeabilizado.

 

Cores pontuais e iluminação

 Para quem ama a proposta de um cenário mais colorido e marcante, a dica é trabalhar as cores em detalhes pontuais. “Isso deve ser tratado de forma estratégica para não destoar do resto da casa, principalmente se a cozinha for estruturada em um conceito aberto” ressalta a arquiteta.

 

Neste projeto, o azul ganha continuidade desde a parede da cozinha até outros ambientes da casa | Foto: Eduardo Macarios

 

A iluminação, sem dúvida, é a menina dos olhos! Ela pode alterar a cor dos alimentos e influenciar diretamente no bem-estar de quem está no ambiente, por isso, é necessário utilizar uma luz geral que seja funcional, além de spots pontuais na área da bancada e nos locais de preparo das refeições. Em segundo plano, podemos criar uma iluminação indireta em nichos, rasgos em lugares estratégicos no intuito de gerar aquela sensação agradável que acolhe e aconchega.

 

A sanca no teto cria uma iluminação indireta para o ambiente | Foto: Marcelo Stammer

 

 

Eletros: tecnologia, conectividade e inovação

 

Assim como em toda a casa, a cozinha também recebe muito investimento em tecnologia, conectividade e inovação.

 

Nessa cozinha os utensílios também são itens de decoração | Foto: Nenad Radovanovic

 

É preciso ter em mente o formato que você deseja organizar utensílios e eletros. Seja de forma aparente, deixando-os expostos como parte do décor, ou guardados em locais específicos. Use e abuse da imensa variedade de artigos que existem no mercado para facilitar a rotina.

 

Pense na cozinha como um todo

 

O acompanhamento de um arquiteto é fundamental para que o resultado esperado possa atender com precisão a todas as particularidades de cada família. Com uma visão macro, esse profissional enxerga o todo, entregando melhores soluções técnicas, decorativas e operacionais.

 

LEIA TAMBÉM:

Espaços gourmet: a solução para transformar sua cozinha ou varanda em um espaço perfeito para cozinhar e receber