Casa e Decoração

Espaços gourmet: a solução para transformar sua cozinha ou varanda

10/03/2022
Sergio Israel

Estruturas bem concebidas para moradores que apreciam preparar receitas com interação de seus convidados dão a tônica das cozinhas e varandas em apartamentos e residências; a arquiteta Patricia Penna compartilha dicas e inspirações a partir dos projetos realizados por seu escritório.

O termo “gourmet”, no mercado imobiliário, designa varandas com proporções para vivência e com uma infraestrutura de cozinha, com bancada, cuba, churrasqueira e até cooktop. Até então, esse espaço estava reduzido a uma área externa, com poucos móveis. Mas isso mudou, agora o ambiente é todo planejado para que o morador possa vivenciar seus momentos de ‘chef’ e desfrutar da companhia de familiares e amigos.

A arquiteta Patricia Penna, do escritório Patricia Penna Arquitetura & Design, afirma que essa nova proposta promove um upgrade do formato tradicional do ambiente para uma área mais funcional, com toque de estar. “Para ser gourmet, deve-se evocar o ‘receber’ com charme e personalidade”, declara.

Patricia ainda ressalta que os equipamentos devem refletir o estilo de vida dos moradores e que podem variar entre adegas, churrasqueiras, cervejeiras, fornos ou cooktops, por exemplo. Por ter muita experiência, Patricia Penna, enumerou pontos que devem ser observados na concepção de cozinhas e varandas gourmet. Acompanhe:

1) Projeto de um espaço gourmet

No caso das varandas para apartamentos, elas tem cada vez mais espaço e estão sendo integradas ao interior dos apartamentos e isoladas do exterior, por meio dos fechamentos em vidro. “Dessa forma, conseguimos a ampliação do setor social, quando o cliente deseja”, explica Patricia.

Já em residências, onde o projeto arquitetônico permite mais liberdade em seu desenvolvimento, o gourmet pode estar separado do corpo principal da residência, compondo um setor de lazer ou no próprio corpo principal junto a cozinha ou sala. “Se optarmos por conectar o espaço gourmet com o corpo da casa, também podemos incluir elementos que em via de regra não estariam em uma varanda gourmet de apartamento. Cada caso é um caso”, avalia a profissional.

2) Material para as bancadas

Para as bancadas de apoio ou ilhas, a profissional recomenda materiais com alta resistência a impactos, calor, abrasão e insolação. Dois tipos estão disponíveis no mercado: os sintéticos, compostos de quartzo como ‘Laminan’ e ‘Dekton’; e os naturais, como quartzitos e granitos. “É valioso destacar que todo material natural precisa de impermeabilização e que, depois de instalado, é preciso estar atento às possíveis alterações físicas”, relata Patricia.

LEIA TAMBÉM | Tenha um jardim particular na sua varanda

3) Melhor coifa para espaços gourmets

Esse é um dos elementos mais importantes para uma área gourmet, pois assegura que os demais ambientes da casa não fiquem engordurados – lembrando que o odor do preparo dos alimentos não é eliminado pela coifa. A arquiteta aponta que o ideal é que as coifas sejam executadas sob medida, pois assim podem atender as demandas específicas de cada equipamento – rangetop, cooktops, churrasqueiras e grelhas, por exemplo.

Caso a intenção seja eliminar o odor, além da gordura, o indicado são coifas com cortina d’água. Lembrando que, as coifas tradicionais demandam exaustão para o exterior. Ou seja, demandam a prévia instalação de dutos que farão a exaustão da gordura e ar quente para o exterior. Já os depuradores sugam as gorduras que ficam presas em seus filtros.

4) Churrasqueira e forno de pizza integrado

Para essas situações, a arquiteta sugere algumas soluções que devem estar atreladas às dimensões do espaço, assim como a frequência de uso dos equipamentos. No tocante aos fornos de pizzas, o mercado dispõe dos modelos incríveis que podem apenas ser apoiados sobre bancadas, ou versão tradicional executada com tijolos ou cerâmica.

LEIA MAIS

Cinco itens essenciais para a sua varanda gourmet