Geral

Dicas de segurança para motoristas de aplicativo

08/12/2021
Divulgação/Uber

Nota alta do passageiro nem sempre é um bom sinal. Entenda:

É comum vermos dicas de segurança para os passageiros de carros de aplicativo mas, e a segurança dos motoristas de aplicativo? Os casos de violência sofridos por estes profissionais de transporte particular aumentam cada vez mais. Do início do ano até junho, no Brasil, mais de de 40 motoristas de aplicativo foram assassinados durante o trabalho conforme apontou levantamento do Fantástico, da TV Globo.

“Motoristas de aplicativo têm buscado, como podem, estratégias para se protegerem de assaltos, sequestros relâmpagos e outros tipos de violências. Alguns trocaram a noite pelo dia, enquanto outros só abrem a porta depois que o passageiro confirma o nome e mostra o rosto”, explica o especialista em segurança Luiz Gustavo Neves.

Com o objetivo de alertar e apresentar novos serviços para quem vive dirigindo pelas ruas e avenidas do Brasil, Luiz Gustavo preparou quatro dicas de segurança baseadas em dados coletados por sua empresa a StopClub, plataforma de comunicação, localização e segurança colaborativa.

Nota alta do passageiro nem sempre é bom sinal:

Desconfie se o cliente pedir a corrida com pagamento em dinheiro e tiver menos de 5 viagens e nota 5 estrelas. Se identificar essa situação ligue para o passageiro e faça perguntas sobre o local de embarque e o destino.

 

Trabalhe em regiões que você já conhece:

Recomendação especialmente valiosa para quem está começando a ser motorista por aplicativo. Escolha trabalhar em locais que você domina e conhece bem. Não há necessidade de se aventurar em regiões que não são familiares.

 

Atenção ao local de embarque do passageiro:

Viagens seguras geralmente começam em endereços residenciais. Evite embarcar passageiros em locais genéricos, como pontos de ônibus e em frente a shoppings centers, especialmente à noite.

 

Não reaja a assaltos:

Faça o que lhe for pedido e sempre informe sobre seus movimentos.