Saúde

Dia Mundial de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa

20/06/2014
Dia Mundial de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa | Jornal da Orla
Terça-feira, 24 de junho, é o Dia Mundial de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa, uma data instituída para conscientizar sobre os riscos e a importância de medidas preventivas para assegurar a qualidade de vida e promover a autonomia desta parcela da população, que em Santos representa quase 19% do número de habitantes. A média nacional de idosos gira em torno de 12,4% da população total. 
 
“Uma simples queda pode ter um efeito devastador na vida de um idoso”, adverte a gerontóloga Flávia Y. Alves Barboza. Segundo ela, torções, ferimentos como arranhões, traumatismos cranianos, fraturas (especialmente a do quadril), são algumas das consequências de quedas, podendo muitas vezes levar à morte. 
 
Cerca de 30% dos idosos caem ao menos uma vez por ano; destes, metade sofre duas ou mais quedas e cerca de 70% delas ocorrem dentro do lar”, informa a especialista. Flávia Barboza lembra que a etiologia das quedas em idosos é multifatorial, envolvendo frequentemente fatores decorrentes das alterações fisiológicas relacionadas à idade, associação de doenças, problemas físicos e psicológicos e fatores relacionados ao ambiente domiciliar ou em espaços públicos. 
 
Medidas de prevenção
Para prevenir uma queda no ambiente domiciliar o idoso deve utilizar sempre o corrimão descendo ou subindo as escadas e, caso não exista, providenciá-lo, não deixar objetos, fios e tacos soltos espalhados pelo chão, providenciar a retirada e a fixação dos mesmos. É preciso também atenção aos chinelos e barras de calças, pois ambos quando grandes podem levar a uma queda; ter cuidado com os animais de estimação para não tropeçar, principalmente nos gatos que adoram se enroscar; cuidado também com pisos molhados e não andar no escuro, já que a sonolência, provocada ou não por remédios, pode interferir na visão e equilíbrio. “Não subestime os riscos, principalmente dentro de casa, pois prevenir ainda é a melhor opção”, alerta a médica.