Santos

Santos traz debate importante no Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

21/03/2024
Carlos Nogueira/PMS

Nesta quinta-feira (21/03) Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela ONU para lembrar o massacre de 1960 na África do Sul, Santos se une ao mundo na reflexão sobre questões raciais e na busca por ações concretas para fortalecer políticas públicas voltadas a igualdade.

Para ampliar essa discussão, na noite de quarta-feira (20/03), o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial (CMPDCNPIR) promoveu a mesa temática “Escrevivências” no Teatro Municipal Rosinha Mastrangelo. Inspirado pela escritora Conceição Evaristo, o evento reuniu personalidades como a presidente do CMPDCNPIR, Mary Francisca do Careno, a poeta Ornella Rodrigues, o advogado Renato Azevedo e o babalorixá Marcelo de Logunédé, para discutir a importância da data e formas de combater o racismo.

“Essa data é muito importante porque a gente reforça que é fundamental combater o racismo em todas as suas multifaces. Não é celebração, não é comemoração, é reflexão. É também mostrar para as pessoas o que é, para que elas entendam, porque só assim elas vão se unir para combater o racismo”, destacou Mary Francisca do Careno durante a roda de conversa.

O dia 21 de março marca o trágico evento ocorrido em Sharpeville, Johanesburgo, onde um protesto pacífico contra a Lei do Passe resultou em um massacre, em 1960. A polícia sul-africana disparou contra os manifestantes, causando a morte de 69 pessoas e deixando cerca de 180 feridas. Desde então, a ONU instituiu esta data em memória das vítimas e como um chamado à ação global contra o racismo.