Sala de Ideias

Dia do Nutricionista

25/08/2023
Depositphotos

Bruna Medeiros

Você sabia que no dia 31 de agosto comemoramos o Dia do Nutricionista? E você sabia que o nutricionista tem papel fundamental na promoção de saúde ao orientar e auxiliar as pessoas a fazerem escolhas alimentares equilibradas, adaptadas às suas necessidades individuais e metas?

Além do nutricionista em consultório que vai cuidar de você de forma individualizada, você já ouviu falar de todas as outras áreas em que esse profissional pode atuar? Aqui algumas delas: Hospitais; Nutrição esportiva, trabalhando com atletas e pessoas ativas para otimizar sua nutrição, melhorar o desempenho esportivo e promover a recuperação após exercícios intensos; Saúde coletiva, trabalhando em projetos e programas de saúde pública, educando comunidades sobre hábitos alimentares saudáveis, prevenção de doenças e promoção da saúde; já a área de alimentação coletiva são os nutricionistas que trabalham em restaurantes e escolas por exemplo, além daqueles que estão nas indústrias ou mesmo na docência e pesquisa.

E você sabia que a prescrição de dietas é uma atribuição PRIVATIVA do nutricionista? “As atividades privativas do nutricionista que forem realizadas por outro profissional caracterizam-se como exercício ilegal da profissão e podem ser denunciadas ao Conselho Regional de Nutricionistas, ao Ministério Público ou ao Conselho de Classe Profissional.

Além disso, o profissional também é responsável por realizar a avaliação nutricional, incluindo avaliação antropométrica, identificando carências ou excessos de nutrientes, elaboração de cardápios, aconselhamento e educação nutricional.

Muitas pessoas “acham que sabem” comer, mas será mesmo que você está fazendo isso de forma correta que garanta todas suas necessidades nutricionais e adequada ao seu estado clínico atual? Lembre-se que o ato de comer é algo que você realiza todos os dias da sua vida, e suas necessidades mudam ao longo dos anos, além das condições de vida e saúde.

Neste Dia do Nutricionista, é essencial reconhecer o trabalho vital que esses profissionais desempenham na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Suas competências
abrangem diversos aspectos da saúde, desde a prevenção de doenças até o suporte no tratamento de condições médicas, como também tem sua importância na área  esportiva.

Portanto, lembre-se de hoje agradecer seu nutricionista por cuidar tão bem da sua saúde !!!

*Bruna Medeiros – CRN 3: 4548-5. Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.