Saúde

Dia D contra a Dengue

01/03/2024
Isabela Carrari/ PMS

A cidade de Santos irá intensificar as ações contra a dengue, seguindo o calendário do Governo Federal para o Dia D de Mobilização Estadual Contra as Arboviroses Urbanas neste sábado (2). A partir das 9h, será realizada a última etapa do mutirão no bairro Ponta da Praia, com visita aos imóveis que estavam fechados nesta quarta-feira (28).

Santos já tem ao menos 160 casos de dengue confirmados e 4 de chikungunya.

O objetivo é conscientizar a população sobre como manter os ambientes livres de possíveis criadouros do Aedes aegypti e eliminar focos com larvas de mosquito quando encontradas. A Secretaria de Santos está realizando diversas ações para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana, mas a participação da população é de extrema importância para o controle das doenças.

“Nossa equipe trabalha diariamente no controle dos criadouros, na conscientização dos munícipes, no monitoramento da doença e no atendimento a todos que necessitam. Porém, o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti só é eficaz quando a população atua junto conosco: diariamente, deve-se evitar qualquer situação que possa acumular água e, uma vez por semana, fazer uma vistoria caprichada em toda a casa”, ressalta o Secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta.

Denúncias

Entre janeiro e fevereiro de 2024, a Secretaria de Saúde de Santos registrou 533 denúncias na Ouvidoria Municipal sobre possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana, feitas por munícipes. No ano de 2023, foram registradas 272 denúncias no mesmo período (aumento de 195%).

A cidade de Santos já eliminou, por meio de mutirões, 810 focos com larvas de mosquito, um número alarmante que já equivale a mais de 25% de tudo o que foi eliminado em 2023.

Para denuncia, o munícipe deve contatar a Ouvidoria.  Basta ligar no 162. A denúncia precisa informar o endereço exato do local a que se refere. No portal da prefeitura é possível também enviar fotos.

Uma vez que a Ouvidoria recebe a queixa, encaminha para o setor competente, que é o Centro de Controle de Zoonoses e Vetor (CCZV). Ao receber a denúncia, o CCZV verifica se o local denunciado se trata de um imóvel especial ou um ponto estratégico, que recebe visitas frequentes da equipe. Caso não se enquadre em uma dessas categorias, os agentes de combate a endemias se dirigem ao local para a verificação. É importante ressaltar que a denúncia é sigilosa, nem o CCZV possui acesso aos dados de quem a realizou.