Saúde

Dia D busca reverter baixo índice de vacinação contra sarampo e gripe

29/04/2022
Vagner Santos

Com o objetivo de reverter o baixo índice de imunização contra sarampo e gripe em Santos, acontece neste sábado (30/4), das 9h às 15h30, o Dia D de Vacinação contra a gripe e o sarampo, com a ampliação do número de postos, para atender a população que não consegue comparecer nos dias úteis.

Para a gripe, haverá ampliação de público-alvo (pessoas com mais de 60 anos), com a inclusão das crianças de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas.

Para o sarampo, permanecem a mesma faixa etária (crianças de seis meses a menores de cinco anos) e trabalhadores da saúde.

“São doenças que matam e a vacinação é eficaz para evitar casos graves e mortes. Uma pessoa vacinada pode até pegar a doença, mas desenvolve um quadro clínico leve”, afirma o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta.

Além da campanha deste sábado, as vacinas também estão disponíveis diariamente nas policlínicas, das 8h às 16 horas.

Documentos
Para se vacinar, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência em Santos. Para as crianças, é recomendável ainda apresentar a carteira de vacinação, para que possa ser atualizada caso haja doses de outras vacinas em atraso.

Gripe
O índice de vacinação de gripe também preocupa: apenas 17,5% da população-alvo (pessoas a partir de 60 anos, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a até cinco anos, gestantes e puérperas) estão imunizadas. A vacina é trivalente, protegendo contra as últimas mutações dos vírus Influenza B, Influenza A H1N1 e A H3N2, que mais circulou entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

Sarampo
Considerado erradicado do Brasil em 2016, o sarampo vem voltando com níveis preocupantes. Em Santos, por exemplo, apenas 12,1% do público-alvo (crianças de seis meses a menores de cinco anos) estão vacinadas — a meta é imunizar 95% delas.