Notícias

Dezembro Vermelho – Prevenção de acidentes domésticos

23/12/2024
Reprodução

Dezembro é um mês marcado por celebrações e férias escolares, mas também é um período em que o risco de acidentes domésticos envolvendo crianças e adolescentes aumenta significativamente. O Hospital Infantil Gonzaga lançou a campanha “Dezembro Vermelho” para alertar e conscientizar a população sobre a prevenção desses acidentes e garantir um fim de ano mais seguro para todos.

Os acidentes domésticos são uma das principais causas de atendimento em emergências pediátricas, especialmente durante as férias. O hospital, comprometido com a saúde e segurança das crianças, reitera a importância de medidas preventivas que podem evitar situações perigosas dentro de casa.

“Nosso objetivo é promover um ambiente doméstico seguro, onde as crianças possam brincar e explorar sem riscos. É fundamental que as famílias estejam atentas e bem informadas sobre as práticas de segurança que podem prevenir acidentes comuns, como quedas e intoxicações.” ressalta a diretora do Hospital Infantil Gonzaga, Dra. Maria Heloiza Ventura.

A história do pequeno Rhaví é um exemplo comovente da importância da prevenção de acidentes domésticos. Aos 11 meses de idade, Rhavi sofreu um afogamento que o deixou sem respirar por uma hora. Os médicos já haviam declarado o óbito, mas em uma última tentativa desesperada, realizaram pressão no peito do bebê, e milagrosamente, Rhavi voltou à vida. No entanto, o incidente deixou sequelas graves: o pequeno não enxerga, tem dificuldades auditivas, não apresenta expressão facial, sofre de epilepsia refratária, necessita de aparelho para respirar e utiliza sonda de alimentação enteral.

Após o acidente, Rhaví foi abandonado pelos pais e passou a ser cuidado pela avó, Cristina Barros. “Ele está internado há 4 anos e meio. Infelizmente, não tenho condições financeiras para ter uma casa adaptada para um paciente de alta complexidade como o Rhaví. Mas o que não falta é amor. Cuido dele com todo o carinho do mundo, e sou grata ao hospital por todo o apoio que recebemos.” afirma Cristina.