A chegada das férias é um momento muito esperado pelas famílias. Mas as ongs e órgãos de proteção à vida animal ficam em alerta, pois este é o período em que mais ocorrem abandonos de animais. Estima-se em 30% o número de pets abandonados no Brasil nestes meses em que as pessoas viajam e não incluem o animal em seus planos. O abandono de animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, com pena de três meses a um ano, além de aplicação de multa.
A campanha Dezembro Verde tem a proposta de alertar quem já é tutor – e quem pensa em ser – para a adoção responsável. Além de oferecer alimentação e locais adequados e seguros para o bichinho, nestes meses de férias, é importante que as famílias criem uma logística simples para não desamparar o animal.
Quem for viajar pode optar por hotéis e pousadas petfriendly e escolher roteiros em que o pet possa estar presente. Nesta coluna, já abordamos sobre como transportar o pet com segurança em viagens, seja de carro ou avião, e quais documentos os tutores devem portar.
Saiba como viajar com o pet de avião no Brasil e no exterior
Caso não seja possível levá-lo em sua aventura, você pode combinar com familiares ou amigos de ficarem com seu bichinho ou irem a sua casa diariamente para alimentá-lo, trocar e limpar o bebedouro e passear para que ele possa se exercitar, distrair e fazer as necessidades na rua.
Há ainda a possibilidade de contratar um hotel ou pet sitter neste período em que você estiver fora. Além de analisar preços e condições do local, não deixe de pedir referências e pesquisar nas redes sociais as avaliações que o estabelecimento ou profissional possuem.
Uma dica é optar por serviços que ofereçam a possiblidade de você acompanhar o dia do seu bichinho online, seja por meio de câmeras ao vivo, chamadas de vídeo ou fotos via Whatsapp. Se essa for a sua melhor opção, antes, não se esqueça de vermifugá-lo e aplicar um remédio para a prevenção de pulgas e carrapatos.
Veja a importância de livrar seu bichinho dos vermes e de outros parasitas
Lembre-se de que do momento em você optou por adotar um animal, ele passa a depender totalmente de você, sendo um membro da sua família até o fim da vida.