Sala de Ideias

Destino turístico com roda-gigante panorâmica

08/12/2021
Pixabay

Ademir Pestana

A exemplo de Londres, Las Vegas, Cingapura, Tóquio no Japão e Tianjin na China, as rodas-gigantes são grandes atrações turísticas. Se dependesse do Poder Legislativo, com certeza Santos já teria uma, mas este é um tema que vai além de uma única esfera, pois sua implantação dependerá, iminentemente, do Poder Executivo. A ideia foi apresentada por mim na Câmara Municipal em 2019 e, mais recentemente este ano. Propus construir uma roda-gigante panorâmica com recursos da iniciativa privada sem nenhum ônus da Prefeitura, no Parque Roberto Mário Santini, no José Menino. Reconheço que um equipamento desta envergadura, se aprovado, dependerá de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) da obra, e também irá depender do aval do Ministério Público.

Eu vejo nossa querida Santos como sendo uma cidade com destino turístico ímpar, com diversidade de cenários que se aliam a sua riqueza histórica e cultural. Esta foi a minha motivação, quando apresentei requerimento em sessão plenária, pois estamos localizados à beira mar, com lindas praias, sem contar que somos um povo solidário, cordial e receptivo. Santos dispõe de diversas atrações turísticas, dentre elas o Aquário Municipal, o segundo equipamento turístico mais visitado no Estado de São Paulo. Então, defendo que todos estes atributos são motivo de encanto para os turistas e orgulho para nós santistas.

O turismo brasileiro tem demonstrado atratividade econômica mesmo em meio à pandemia de Covid-19. Isto é fato! Haja vista vários empreendimentos milionários sendo realizados no país, como parques aquáticos, rodas-gigantes e resorts, gerando emprego e renda à população e diversificando a oferta turística. Estão previstas para 2023 diversas dessas atrações, o que com certeza contribuirá para que o setor também afetado pela crise se restabeleça.

As rodas gigantes são equipamentos culturais que projetam as cidades como destino turístico. Um novo cartão-postal, assim como ocorreu nos maiores destinos turísticos no mundo, como Londres, Las Vegas, Chicago e Hong Kong. Sem dúvida um excelente atrativo turístico como forma de trazer mais recursos financeiros para o Município.

No Brasil, o que dizer da roda-gigante FG Big Wheel, na orla de Balneário Camboriú (SC)? A vista panorâmica do mar catarinense está a 82 metros acima do nível do mar, com promessa de receber 450 e 600 mil visitantes ao ano. A Rio Star, a maior do país, no Rio de Janeiro também se consagra como um equipamento importante para atrair ainda mais turistas.

À título de curiosidade, as rodas gigantes são equipamentos que datam do século XVII.O primeiro esboço de uma roda-gigante apareceu em 1620 em Plovdiv, na Bulgária, mas a ideia só ganhou o mundo e se concretizou em 1893, graças a George Washington Gale Ferris Jr. Ele construiu o brinquedo em Chicago nos Estados Unidos para uma feira em homenagem a Cristóvão Colombo. Depois disso, o mundo todo se encantou com o passeio que oferece belas vistas panorâmicas e um friozinho gostoso na barriga.


*Ademir Pestana é vereador em Santos pelo PSDB e Presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.